Buscar no site

Alunos de Química visitam aterro sanitário

Estudantes da terceira e quarta série do curso de Química da FEMA visitam aterro sanitário em Quatá-SP, em maio de 2018, e aprendem sobre a engenharia necessária para construção e administração do local, com práticas sustentáveis

Assessoria de Comunicação FEMA

  • 30/05/18
  • 14:00
  • Atualizado há 307 semanas

Alunos do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram de uma visita técnica ao aterro sanitário na cidade de Quatá-SP. A Visita foi organizada e acompanhada pela professora doutora Patrícia Cavani e o professor mestre Alexandre Mazalli, que levaram as turmas da terceira e quarta série da graduação, no dia 12 de maio desse ano. Visitas técnicas, cursos extracurriculares e palestras com especialistas fazem parte da rotina do curso.

O local visitado é administrado pela Revita Engenharia, uma das empresas de maior competência no ramo de Engenharia Ambiental. A Revita é especializada em limpeza urbana, coleta de resíduos, tratamento e valorização de resíduos. O conhecimento sobre essas práticas é essencial para a formação do Químico Industrial e os alunos conheceram as estruturas da empresa e entraram em contato com as atividades que ela realiza.

O tour pelo aterro foi orientado pelo funcionário Rafael Lopes Jorge, que ofereceu um melhor entendimento sobre a engenharia necessária para construção e administração do local. Os estudantes, através de uma maquete, visualizaram toda a área do aterro sanitário. Também conheceram por onde entram e são pesados os caminhões, as células que compõem a área de aterramento, as canalizações de gás metano e chorume e a lagoa de armazenamento de chorume.

Atitude Sustentável e Construção de Aterros Sanitários

De acordo com a professora doutora Patrícia Cavani, um dos focos de empresas e da sociedade atuais são os valores e prática da sustentabilidade. O desenvolvimento sustentável mostra a preocupação com o meio ambiente e com as gerações futuras e é um desafio para muitas organizações de variados segmentos. "Por isso é muito importante que o profissional, como o químico, ou a empresa estejam preparados para tomarem medidas que não agridam ou sejam menos agressivas para o meio ambiente, proporcionando qualidade de vida para a flora e a comunidade", enfatizou a professora Patrícia.

O aterro sanitário bem administrado gera grandes benefícios sociais e econômicos e para isso é preciso investimento e mão de obra qualificada para a boa administração dos serviços de limpeza pública e destinação adequada dos rejeitos. É a melhor forma de cuidar do lixo urbano, porém no Brasil ainda predominam os lixões, que são a céu aberto e não possuem nenhum controle ambiental ou tratamento, causando contaminações na atmosfera e no solo. Para estimular a implantação de aterros é necessário que as vantagens sejam divulgadas e ressaltadas, além de claro, serem gerenciados corretamente.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais