Buscar no site

Dar de ti. Dar de si!

Clovis Marcelino

  • 10/06/18
  • 21:00
  • Atualizado há 305 semanas

"E Jesus, saindo, viu grande multidão, e se compadeceu deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. Então Ele começou a ensinar-lhes muitas coisas." Mc. 6-34;

Dia nesses, assisti um vídeo de uma médica narrando sua experiência no norte da África, diante de um quadro de pobreza e miséria que já vimos aos montes por aí, sensibilizada com a carência de uma família que fora atender, pegou os poucos pertences que havia levado e os deu todos à família. Para sua surpresa, na saída recebeu da mesma família, uma galinha. Parece pouco, mas naquele momento, aquela família deu a médica tudo que tinham de melhor. Creio que esta seja a diferença do "dar a ti e o dar de si".

Isso me transportou a uma cena em um velório, onde se encontravam os filhos do falecido, que estendido sobre a mesa em um caixão, e que se vivo estivesse, com certeza estaria entristecido com a discussão que se desenrolava entre os herdeiros. Vejo o quão difícil é a caridade. Vejo o quão difícil é o olhar de misericórdia. Vejo pessoas curvas, cabisbaixa que com tal postura, conseguem apenas enxergar o próprio umbigo. Nem se faz necessário aqui falar de dinheiro que, aliás, nem é o mais importante e sim o acolher, amar, ouvir, orar, sorrir.

Vejo pessoas carcomidas por posições egocêntricas onde no máximo praticam o dar a ti por mera conveniência ou obrigação, esquecendo-se que o importante mesmo é o dar de si. Dar a ti é esmola, dar de si é abrir o coração e permitir-se sentir um pouco a dor do outro!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também