18 de Agosto de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Missa em honra a Santo Antônio é celebrada hoje na Basílica, em Assis

Haverá benção dos pães, pois a devoção popular do "pãozinho de Santo Antônio” é mantida até hoje

Nesta quarta-feira, 13, será celebrada a partir das 19h, na Basílica São Vicente de Paulo, na vila Xavier, uma missa em honra a Santo Antônio, com benção dos pães.

O padre Alberto Rodrigues, responsável pela paróquia, explica que a tradição do "Pão de Santo Antônio” remonta a um fato curioso.

"A tradição ao ‘Pão de Santo Antônio’ se dá através de um fato curioso; acredita-se que Santo Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer, pensando então que os pães tinham sido roubados; foram então contar a Santo Antônio o ocorrido e este mandou que verificassem melhor o lugar em que os pães estavam. O Irmão padeiro voltou admirado e alegre, pois os cestos transbordavam de pão, que precisaram ser distribuídos aos frades do convento e doados aos pobres”, detalhou o pároco.

Segundo ele, a devoção popular do "pãozinho de Santo Antônio” é mantida até hoje. O pão é colocado pelos fiéis em sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer.

"É importante lembrar que, mais que uma tradição ou lenda sobre a origem do ‘Pão de Santo Antônio’, importa perceber toda a riqueza do seu simbolismo, que sem dúvida revela toda a dimensão apostólica da vida de Santo Antônio”, complementa padre Alberto.
Ele informa ainda que, para a benção do "Pão de Santo Antônio”, os fiéis devem levar seus pães.


A tradição da benção do "Pão de Santo Antônio" é mantida com devoção até hoje


Redação AssisCity/ Foto: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM