Buscar no site

Secretária da Saúde de Assis alerta para ausência da população nos exames e consultas

Pacientes conseguem agendamentos, mas não comparecem

Redação AssisCity/ Fotos: PMA

  • 31/07/18
  • 08:00
  • Atualizado há 298 semanas

Nem sempre o agendamento de consultas e exames através do Sistema Único de Saúde (SUS) é tão ágil quanto a demanda dos pacientes. A demora em conseguir um horário pode ser longa, mas um problema constatado em Assis tem aumentado ainda mais o período de espera.

Segundo a secretária de Saúde, Luciana Gomes, um problema que tem sido constante é o absenteísmo, ou seja, o não comparecimento dos pacientes nas consultas e exames agendados.

"Nós temos sofrido com uma questão muito séria no nosso município que é o absenteísmo. Ou seja, pacientes que têm agendamento de consultas ou exames, mas por motivos diversos acabam não comparecendo na data e adiando os procedimentos médicos. Em alguns casos, por exemplo, os dados cadastrais fornecidos na Unidade Básica não permitem que nós entremos em contato com os pacientes. Alguns números de telefone informados estão sempre na caixa postal e por isso eles não comparecem. Temos percebido isso desde 2017 e realizei um estudo inclusive com base em uma pesquisa do Ministério da Saúde em âmbito nacional. Esse estudo demonstra que se trata de um problema não apenas em Assis ou na nossa região, mas no país como um todo", afirma.

Segundo a secretária, em fevereiro deste ano houve uma iniciativa de agendar 20 ultrassons para um determinado sábado, mas que apenas 8 pacientes compareceram, mesmo todos tendo inclusive confirmado presença.

"A Secretaria da Saúde iniciou um processo de expansão das agendas para exames e consultas específicas. Percebemos que havia um represamento dos pacientes com catarata, por exemplo, e conseguimos zerar a demanda atrasada. Neste caso dos ultrassons, em fevereiro agendamos 20 pacientes para um sábado, dia em que as pessoas costumam ter mais tempo, e destes apenas 8 compareceram. Ou seja, tivemos 12 casos de absenteísmo, sendo que para essas ações nós demandamos uma série de recursos, humanos e financeiros, mas que são desperdiçados quando os pacientes não comparecem", salienta.

Luciana frisa que é importante que os pacientes estejam sempre em contato com as Unidades Básicas de sua referência, mantendo os dados cadastrais atualizados. Além disso, o não comparecimento aos exames e consultas marcadas devem ser evitados ao máximo, já que a falta prejudica também outros pacientes.

"Nós orientamos toda a população assisense de que procure a Unidade Básica do seu bairro para acompanhar as consultas e agendamentos. Em algumas unidades, nós já estamos com um sistema integrado entre a UBS ou ESF e o Departamento de Regulação. Ou seja, alguns pacientes já conseguem, após a consulta, saberem o dia e horário do agendamento do exame. Em outras unidades o sistema ainda está sendo implementado, então a orientação é que eles sempre procurem a unidade para confirmar os dados cadastrais e serem informados sobre suas demandas. Aqueles que não tiverem a sua situação solucionada podem nos procurar na Secretaria da Saúde, pois temos inclusive um espaço para receber a população publicamente informada. Comunicar questões problemáticas é importante pois só assim poderemos identificar nossas possíveis falhas e buscar soluções para elas", conclui.

Para saber o horário de atendimento das UBS e ESF, assim como os endereços, clique aqui.

A Secretaria Municipal de Saúde fica localizada na Rua Cândido Mota, 48, na Vila Central. O horário de funcionamento da recepção é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. O telefone de contato é (18) 3302-5555.

Secretária Municipal de Saúde, Luciana Gomes

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais