Buscar no site

Procura pela vacina contra Influenza também diminui na rede particular, em Assis

População deve ficar atenta ao risco de surto da doença, que pode causar óbito

Redação AssisCity/ Fotos: Ilustrativa

  • 02/08/18
  • 08:00
  • Atualizado há 298 semanas

A baixa procura pela vacina contra a Influenza também foi sentida na rede particular, em Assis. O Ministério da Saúde prorrogou a campanha na rede pública, mas parece que os cidadãos não estão considerando a vacinação preventiva à doença.

De acordo com Isabele Libanori, enfermeira responsável pelo Centro de Vacinação Imunne, ressalta que a população parece estar com medo de fazer a vacina, desconsiderando os riscos à saúde.

"Nós tivemos uma grande diminuição da vacina contra a Influenza em relação ao ano passado. Temos sentido que as pessoas estão com medo de se vacinar, mesmo sabendo dos riscos que correm em não fazê-la. Temos ouvido muito os pacientes falando sobre as reações, mas sem se atentarem à doença em si. Apesar dos casos de surto nos Estados Unidos, no começo deste ano, e dos casos também confirmados no Brasil, a preocupação tem sido mais baixa do que em 2017", afirma.

Segundo a enfermeira, não existe vacina contra a gripe comum.

"Pela vacina da gripe é impossível contrair a doença. Até porque, se a gripe fosse propagada pela vacina, todos que se imunizam estariam na verdade doentes e com os vírus que podem levar a óbito. Não existe vacina contra a gripe comum. O que existe é a vacina trivalente, disponível na rede pública, e a tetravalente, disponível na rede particular e que imuniza contra os vírus H1N1, H3N2 e dois vírus do tipo B. Às vezes, a pessoa está com início de alguma gripe no organismo, mas que ainda não se manifestou. Por coincidência, ela toma a vacina contra Influenza e a gripe comum acaba se manifestando. Essa associação entre a vacinação e a manifestação da doença é errônea e uma não está atrelada à outra", conclui.

Serviço

Imunne Centro de Vacinação

Avenida 9 de Julho, 390, Centro

Telefone: (18) 3322-2551 ou (18) 98152.2309 (WhatsApp)

Receba nossas notícias em primeira mão!