Buscar no site

Jovem de Tarumã cria canal no Youtube para interpretar canções em Libras

A intenção é auxiliar os deficientes auditivos no entendimento das canções

Redação AssisCity

  • 11/08/18
  • 10:00
  • Atualizado há 293 semanas

O jovem Felipe Ramos, de 21 anos, de Tarumã, criou recentemente um canal no Youtube para auxiliar deficientes auditivos, que como ele, são apaixonados por música.

A proposta é gravar vídeos com canções interpretadas por ele, em Libras - Linguagem Brasileira de Sinais.

Felipe é surdo, aprendeu Libras quando era criança e atualmente sentiu a necessidade de oferecer essa alternativa a jovens, e também aos demais interessados em música.

Como todo jovem de sua idade, ele conta que terminou os estudos do Ensino Médio, já trabalhou, que gosta jogar bola, de jogos online, e que pretende ainda ingressar em uma universidade, para cursar Arquitetura e Urbanismo ou Contabilidade.

Seu sonho é ser modelo profissional, para isso pretende fazer curso e book fotográfico. E seu passatempo preferido é gravar vídeos, em especial os que têm postado em seu canal sobre música.

"Meu objetivo é ajudar os surdos a entenderem as músicas, e para isso criei o canal e tenho interpretado diversas canções em Libras", conta.

Ele conta ainda que, para interpretar as músicas, ele precisa que elas estejam legendadas.

"Eu escolho a música, coloco o notebook na minha frente para poder ler as legendas com as letras das músicas e ir acompanhando, se não fosse com legenda, eu não conseguiria fazer. Então, para gravar, eu coloco o celular ao lado da legenda, de frente comigo e treino, vou fazendo os sinais, de acordo com a letra da música", detalha o jovem.

Ele interpreta qualquer canção, mas tem preferência por sertanejo universitário e canções românticas.

Seu primeiro vídeo foi produzido o ano passado e por conta de estar trabalhando na época, não conseguiu dar sequência no projeto.

Ele retomou as gravações nesta semana e pretende não parar mais de gravar.

"No começo, foi difícil conseguir fazer as gravações. Porque eu tentava decorar a letra das músicas, mas não conseguia. Agora então, antes de fazer os vídeos eu treino bastante, para não errar e para não esquecer a letra, as palavras na hora de gravar e poder fazer os sinais e uso também um aplicativo de Libras", conta.

Felipe pretende divulgar seu canal e alcançar um grande público e assim ajudar na aproximação dos surdos com a música.

Para conhecer mais o trabalho de Felipe acesse aqui

Felipe tem preferência por sertanejo universitário e canções românticas

Receba nossas notícias em primeira mão!