Buscar no site

Farmacêutico de Assis comenta sobre genéricos e os benefícios para a população

Na Farmácia Medicamentos Brasil você encontra uma grande variedade de genéricos com preços menores

Divulgação

  • 30/08/18
  • 08:00
  • Atualizado há 291 semanas

A criação dos medicamentos genéricos foi muito benéfica à população, pois trouxe medicamentos com a mesma qualidade que os de referência, só que com preços bem mais baixos.

Segundo o farmacêutico da Farmácia Medicamentos Brasil, Matheus Ribeiro, hoje em dia a aceitação e confiança no medicamento genérico tem aumentado.

" Antigamente a população era mais desconfiada quanto à qualidade do medicamento genérico, porém hoje em dia essa desconfiança já está caindo bem, pois os consumidores já estão cientes de que o genérico tem a mesma qualidade que o de referência", diz.

Além disso, de acordo com o farmacêutico, os medicamentos genéricos passam por testes para garantir a qualidade.

"Os Genéricos passam por rigoroso teste da ANVISA antes de conseguirem seus registros. Através do teste de bioequivalência, eles comprovam que têm a mesma dose, a mesma concentração, e que faz o mesmo efeito durante a mesma quantidade de tempo que o medicamento de referência. Então se os medicamentos genéricos estão disponíveis no mercado, é porque ele já foi aprovado nesses testes e comprovou cientificamente a sua eficácia", afirma.

Farmacêutico da Farmácia Medicamentos Brasil, Matheus Wendell Ribeiro

Muitos perguntam se faz o mesmo efeito, por que é mais barato?

Matheus fala que a grande dúvida da população é se o efeito do medicamento genérico é o mesmo por ser mais barato.

"Por lei, o medicamento Genérico deve ser mais barato que o de referência. Além disso, todo seu custo de produção é menor, desde tributos, até pesquisas, já que os grandes laboratórios do mundo investem muito em pesquisa de novos fármacos, e colocam este custo em um medicamento quando descobrem um novo princípio ativo. Após estas pesquisas, quando os laboratórios lançam um medicamento inovador, com um princípio ativo novo, este laboratório tem proteção patentária de 10 anos, ou seja, só surgirão genéricos dele após cair esta patente, somente 10 anos após o seu registro", explica.

Algo que é muito importante frisar é de acordo com o farmacêutico é que o paciente não está indo contra a prescrição médica comprando um medicamento genérico.

"A alternativa é para que o paciente busque um medicamento mais barato, com o mesmo princípio ativo, na mesma dosagem, e que terá o mesmo efeito. Esta intercambialidade do medicamento prescrito pelo médico pelo genérico é permitida por lei, e a qualidade do tratamento do paciente é totalmente assegurada", conclui

Serviço

Farmácia Medicamentos Brasil

Rua José Nogueira Marmontel, 890 - Centro - Assis

Telefone: (18) 3324-3030

Site

Farmácia Medicamentos Brasil

"Medicamentos podem causar efeitos indesejados, evite a automedicação: informe-se com o farmacêutico"

ANVISA - RDC 44/2009

Receba nossas notícias em primeira mão!