Buscar no site

Mastologista de Assis traz novidades de congresso sobre oncologia mamária

O evento Onco Meeting 2018 reuniu diversos médicos do país e foi promovido pelo Hospital Sírio Libanês

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 28/08/18
  • 16:00
  • Atualizado há 291 semanas

O médico mastologista Dr. Ricardo Gonzales participou neste final de semana de um congresso sobre oncologia mamária, em São Paulo.

O evento Onco Meeting 2018 reuniu diversos médicos do país e foi promovido pelo Hospital Sírio Libanês, referência no tratamento contra o câncer.

"Esse congresso foi muito importante e decidi participar neste ano, pois foram dois dias sobre oncologia mamária. Todo esse conhecimento é aplicado nos nossos pacientes, principalmente aqueles que apresentam ou podem vir a apresentar um diagnóstico de câncer", afirma.

Próximo da chegada do Outubro Rosa, mês que busca estimular a participação da população no controle do câncer de mama, doutor Gonzales afirma que a medicina tem avançado muito e traz novidades do diagnóstico até o tratamento.

"O Congresso apresentou três grandes novidades em relação ao diagnóstico e ao tratamento. A primeira é chamada de terapia alvo ou imunoterapia, que é direcionada para tipos específicos de tumor. A segunda novidade é a análise genética ou painel genético da pessoa, que caminha no sentido de analisar o gene do paciente e, a partir disso, definir um melhor tratamento. A terceira novidade é a análise tumoral, que mede a agressividade e como o tumor responde melhor aos medicamentos", salienta.

Doutor Ricardo Gonzalez no evento Onco Meeting 2018, em São Paulo

O médico também ressalta que o tratamento do câncer de mama é baseado em um tripé.

"O que pretendemos com a oncologia é melhorar a qualidade de vida e a sobrevida do paciente, ou seja, o tempo que ele viverá sem a doença ou, no caso de uma doença incurável, que ele possa viver por mais tempo e da melhor forma possível. O tratamento do câncer de mama é baseado em um tripé de cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A cirurgia serve para o controle do tumor, na qual o retiramos fisicamente para parar o processo de metástase. Isso significa que buscamos impedir que o tumor se espalhe e, infelizmente, o câncer de mama apresenta esse quadro muito cedo. A quimioterapia vai aumentar a expectativa de vida, pois ela pega as metástases em volume microscópico, com menos de 1 mm, e consegue impedi-las. Já a radioterapia faz o controle local, diminuindo as chances do câncer voltar onde estava", explica.

O consultório do Dr. Ricardo Gonzalez fica na Rua Barão do Rio Branco, 195, no Centro de Assis, junto à clínica do Dr. Ricardo Ganassin. O telefone de contato é (18) 99634-2429. Lembrando que agora o médico atende também convênio com a Unimed e a Usina Nova América.

Foram apresentadas três grandes novidades em relação ao diagnóstico e ao tratamento

Receba nossas notícias em primeira mão!