Buscar no site

Alunos da escola Ernani Rodrigues apresentam trabalho no Congresso de Iniciação Científica da UNESP

Estudantes do Ensino Médio são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Jr)

Divulgação

  • 17/09/18
  • 16:00
  • Atualizado há 291 semanas

Na manhã do dia 12 de setembro, alunos do Ensino Médio da EE Prof. Ernani Rodrigues, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Jr), subsidiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), apresentaram seus trabalhos no 30º Congresso de Iniciação Científica da Unesp, realizado na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCL/Unesp), campus de Assis.

Os alunos desenvolvem as atividades de pesquisa sob orientação de professores doutores da FCL/Unesp e, na ocasião, tiveram a oportunidade de apresentar o projeto sob a forma de Painel, sendo examinados por uma equipe de cinco avaliadores, docentes da FCL/Unesp.

As alunas Amanda Kitzmann (3ª série A do EM) e Stefanie Julian de Moura (3ª série A do EM) apresentaram o projeto "Grego e Latim no Ensino Médio", sob orientação do professor Dr. Alessandro Jocelito Beccari, docente do Departamento de Linguística da FCL/Unesp, campus de Assis.

O aluno Felipe Bueno de Lara (2ª série A do EM) apresentou o projeto "Leyendas fantásticas de Gustavo Adolfo Bécquer: temática, atmosfera, narração, ambientação e caracterização das personagens", sob orientação da professora Dra. Maira Angélica Pandolfi, docente do Departamento de Letras Modernas da FCL/Unesp, campus de Assis.

A participação dos alunos do Ensino Médio em Projetos de Iniciação Científica proporciona, além da ampliação do conhecimento, a aproximação com a pesquisa científica, contribuindo para a construção do seu Projeto de Vida e sua Preparação Acadêmica, com vistas à continuidade de estudos em nível de Graduação.

De acordo com a equipe da escola, "alcançar a Excelência Acadêmica é prioridade do Programa de Ensino Integral implementado na EE Prof. Ernani Rodrigues, por isso toda a equipe escolar trabalha com muita dedicação, com o propósito de incentivar e buscar ações e parcerias voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos e para a construção do seu Projeto de Vida", diz.

A seguir, destacam-se os depoimentos dos Professores Orientadores.

"Minha experiência de aproximadamente três anos como orientador de alunos-pesquisadores na EE Prof. Ernani Rodrigues em Assis/SP aponta para resultados que chegam a ser surpreendentes: os alunos não só passam a gostar de estudar Grego e Latim, mas também começam a entender que o estudo de línguas em geral pode ser uma prática de reflexão científica, a qual possibilita, por exemplo, o diálogo com outras áreas do conhecimento. Tem sido uma experiência muito gratificante e enriquecedora para o orientador e seus orientandos e orientandas!", afirma Dr. Alessandro Jocelito Beccari, docente do Departamento de Linguística da FCL/Unesp.

"Na EE Prof. Ernani Rodrigues oriento, desde 2017, o aluno Felipe Bueno de Lara, que desenvolveu com êxito o projeto de pesquisa apresentado com clareza durante o Congresso de IC. É imensa a satisfação em abraçar esses alunos e projetos, assim como os grandes parceiros que conquistamos nas escolas. A propósito, pretendemos continuar nossa parceria com os docentes da escola Ernani, onde meus alunos e orientados da graduação em Letras pretendem, a partir do próximo ano, desenvolver projetos que possam divulgar e despertar o gosto do aluno do Ensino Médio pelas línguas, literaturas e culturas estrangeiras", salienta Dra. Maira Angélica Pandolfi, docente do Departamento de Letras Modernas, FCL/Unesp.

Amanda Kitzmann durante Congresso de Iniciação Científica da UNESP

Stefanie Julian, da 3ª série A do Ensino Médio

Felipe Bueno de Lara também apresentou projeto sob orientação da professora Dra. Maira Angélica Pandolfi

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais