Buscar no site

29ª Semana de Informática da FEMA aborda Inteligência Artificial e Robótica

Evento contou com a participação de professores, ex-alunos e especialistas

Assessoria de Comunicação FEMA

  • 03/10/18
  • 17:00
  • Atualizado há 286 semanas

A 29ª Semana de Informática aconteceu de 24 a 29 de setembro de 2018, no campus da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e, como já é de praxe, contou com a presença de profissionais para ministrar palestras e coordenar mesas-redondas, tendo uma programação bastante diversificada. A semana reúne os alunos dos cursos de tecnologia da Instituição, sendo esses Análise de Sistemas e Ciência da Computação.

O tema nesse ano focou em "Inteligência Artificial (IA) e Robótica", com o objetivo de discutir as oportunidades e a carreira na área de Tecnologia da Informação (TI), preparando os futuros profissionais para o mercado de trabalho. As palestras, que aconteceram do dia 24 a 27, foram todas no Anfiteatro da FEMA.

Para a abertura, no dia 24 de setembro, os alunos de todas as séries dos cursos de tecnologia assistiram à palestra "Robótica e a Inteligência Artificial: como afetarão nossas vidas no futuro". Ela foi ministrada pelo professor doutor Flavio Tonidandel, que é coordenador do curso de Ciência da Computação na Fundação Educacional Inaciana (FEI) e tem experiência na área de Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Inteligência Artificial e Robótica. Houve grande participação dos alunos, que estavam curiosos para saber as tendências e desafios dessa nova tecnologia e também sobre o papel do profissional da área.

Em 25 de setembro, os alunos e professores puderam prestigiar o palestrante Paulo Estevam Seixas, que falou sobre "Machine Learning - Casos Reais", compartilhando suas experiências em projetos da área, dando destaque para Analytics, Machine Learning e IA, e também apresentou o perfil do profissional através de dicas sobre como ele deve se portar no mercado.

Na terceira noite da semana, dia 26, Joaquim Fantin, que é diretor executivo da empresa Cetus e consultor de tecnologia e inovação, explorou um olhar diferente sobre a programação de computadores, relacionando o ato de escrever códigos com o trabalho de um artesão ou artista. Com a palestra "A programação de computadores é arte?" também deu sobre dicas que podem apoiar o profissional da programação, como padrão de indentação, padrão de declaração de variáveis, organização dos arquivos e ambiente de desenvolvimento.

A quarta apresentação para os cursos ficou por conta de um grupo colaboradores da NovAmérica, no dia 27 de setembro. Graciano Peviani Balota, que é gerente de tecnologias e controle agrícola, Arthur Eduardo Buava Ribeiro, da área de geotecnologias e mais pessoas do time da empresa compartilharam a experiência sobre como uma empresa agrícola tem evoluído, pensando em pessoas e tecnologia, para ser ter fazendas mais conectadas e

inteligentes.

Na sexta-feira, dia 28, houve uma mesa-redonda com ex-alunos dos cursos, no salão de festas Victoria Hall. A atividade contou com a presença dos alunos Ivana Cappi, Alberto Biason, Rodrigo Coradi e Danilo Monteiro, além da participação remota de Allain Daleck Spera e Palver Matos Alves, que é aluno do curso de Análise de Sistemas através de programa de

intercâmbio. Todos os participantes estão no mercado de trabalho em empresas da área, como a Santander Tecnologia, VSM, Diebold Nixdorf e outras.

As discussões foram mediadas pelo professor doutor Almir Rogério Camolesi e professor doutor Osmar Machado, com apoio do professor Guilherme de Cleva Farto. Falaram sobre suas escolhas, evolução pessoal dentro da carreira após formação, desafios e dificuldades, assim como ofereceram dicas aos alunos para que pudessem aproveitar melhor o aprendizado. Os

alunos participaram com perguntas, aproximando os professores, alunos e ex-alunos a partir da troca de experiências.

Para fechar a semana, no sábado, dia 29 de setembro, houve o 1º Hackaton FEMA, que é novidade na programação! Durante o evento os participantes colaboraram com criatividade e tecnologia para resolver problemas e desafios de negócio.

O evento começou às 6h30, com café da manhã para as 4 equipes que estavam na competição. O tema da maratona foi a criação de um modelo de negócio e prototipação com UX (User Experience) e UI (User Interface) de plataforma baseada em redes sociais. Foi encerrado às 23h, com análise e divulgação dos resultados, além da premiação em dinheiro e participação de um processo seletivo para vaga numa empresa da região.

Foi uma semana repleta de oportunidades aos alunos para que pudessem adquirir mais experiência e conhecimento, estando mais próximos da realidade do mercado de trabalho.

29ª Semana de Informática da FEMA abordou Inteligência Artificial e Robótica

Abertura da Semana contou com palestra do professor doutor Flavio Tonidandel

Alunos puderam adquirir experiência e conhecimento, próximos da realidade do mercado de trabalho

Receba nossas notícias em primeira mão!