13 de Dezembro de 2018
17º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Dia Mundial da Poupança: 80% dos trabalhadores não conseguem poupar

COLUNISTA - Reinaldo Domingos

Nessa quarta-feira, 31 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Poupança, data criada para a conscientização sobre a importância de preservar recursos para o futuro.

Por conta do aumento dos preços dos produtos e de todas as dificuldades financeiras atuais, para muitos poupar pode ser considerado uma tarefa quase impossível. A prova é uma pesquisa realizada em mais de cem empresas brasileiras, com 2.000 funcionários de 10 estados.

O levantamento feito pelo Instituto Axxus, em parceria com a Unicamp e a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), mostrou que 80% dos colaboradores brasileiros não conseguem poupar para realizar nenhuma forma de investimento, enquanto os outros 20% aplicam em algum fundo mensalmente, ou só quando sobra.

Para tentar mudar essa situação, aproveitando essa simbólica data, elaborei 5 passos para que você possa começar a poupar hoje mesmo:

1- Estabeleça seus sonhos
Hábitos saudáveis dependem diretamente da vontade de realizar sonhos – aqueles desejos esquecidos, às vezes quase abandonados, mas que são muito importantes para cada um de nós. Ter objetivos traçados é um estímulo para poupar todos os meses e realizar o que se deseja sem entrar em endividamentos e comprometer boa parte da renda com dívidas, o que pode levar à inadimplência.

2- Converse com a família
Para poupar, será preciso que todos na família, inclusive as crianças, mudem seu comportamento no que diz respeito ao desperdício e aos gastos extras. Portanto marque uma conversa com todos, não sobre redução de gastos e sim sobre sonhos a serem realizados. Fale abertamente e estabeleça ao menos um sonho coletivo, algo que todos da casa desejam, como uma viagem ou uma reforma.

3- Coloque os objetivos no papel
Escreva esses sonhos e procure saber o quanto custará para realizar cada um deles. Tendo em mente quando (daqui há quantos meses ou anos deseja realizar) você saberá o quanto precisará poupar mensalmente para todos eles simultaneamente. Isso nada mais é do que fazer um planejamento.

4- Saiba onde economizar
Faça um diagnóstico financeiro por 30 dias (ou 90, caso tenha renda variável). Anote todos os seus gastos, tanto os grandes quanto os pequenos, separando por tipo de despesas (como "refeições fora de casa”, "supermercado” e "celular”, por exemplo). Analise quais gastos pode reduzir ou eliminar para poupar. Converse com as crianças para que elas economizem água e energia elétrica e conservem seus materiais escolares e brinquedos.

5- Poupe primeiro, gaste depois
Poupar dinheiro para realizar sonhos é algo que com certeza mudará completamente a sua relação com as finanças. Portanto, quando receber seu salário, reserve a quantia necessária para os seus objetivos e readéque o seu padrão de vida. Assim você abandonará hábitos de consumo exagerados e inconscientes e passará a ser alguém que realiza sonhos constantemente.


* Reinaldo Domingos é doutor em educação financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Está a frente do canal Dinheiro à Vista e é autor do best-seller Terapia Financeira.


Dia Mundial da Poupança foi criado para conscientização sobre a importância de preservar recursos para o futuro


Divulgação
Reinaldo Domingo
Mestre em Educação Financeira e terapeuta financeiro, presidente Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.
+ VEJA TAMBÉM