13 de Dezembro de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Moradores de Assis encontram escorpiões em casa e temem por idosos e crianças

Vigilância Epidemiológica orienta sobre os cuidados que devem ser tomados

Neste final de semana, duas moradoras de Assis encontraram escorpiões em suas residências, localizadas na Vila Glória e na Vila Ribeiro.

Uma delas é a estudante de Enfermagem, J. S., que mora nas proximidades do Cemitério Municipal. Ela afirma que encontrou seis escorpiões de diversos tamanhos em sua casa.

"Eu já havia encontrado escorpião em casa há uns quatro meses atrás, quando solicitei que a Vigilância Sanitária comparecesse em nossa residência, mas não recebi retorno. Agora, ao puxar o sofá da sala para limpar, me deparei com um escorpião grande, provavelmente fêmea, e alguns escorpiões menores, que saíram de dentro do sofá”, detalhou.

Ela acrescenta que teme animais peçonhentos, mais precisamente os escorpiões, pois em sua casa mora seu avô de 83 anos e seu sobrinho de quase dois anos.

"Temos em casa um idoso com problemas de visão e um bebê, o que justifica o medo dos escorpiões. Gostaria de saber quais medidas podem ser tomadas, pois é muito perigoso”, reforçou.

Outra moradora é a fonoaudióloga Mônica Coelho, que mora na Vila Ribeiro. Ela também encontrou um escorpião em sua casa neste domingo, dia 11 de novembro.

"Chegamos em casa no domingo à noite e encontramos o escorpião na área da frente. Fiz um apelo em minha rede social, solicitando que a população pense em seus familiares, principalmente nos idosos e nas crianças, e cuide de seus quintais, pois o escorpião é perigoso e um acidente pode ser fatal”, comentou.

Ela conta ainda que entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica e que está aguardando uma vistoria em sua residência.

Orientações

Diante desses recentes casos envolvendo escorpiões, Cícero Mota, coordenador do Departamento de Controle de Endemias, explica que quando o morador encontrar um escorpião em sua residência, deve imediatamente entrar em contato com o Departamento de Controle de Endemias pelo telefone (18) 3302 5558. A partir disso, ele irá receber orientações de como deve capturar o escorpião e, ainda, de como deve proceder diante de um acidente.

"Para evitar escorpiões em casa orientamos a população da mesma forma que o Ministério da Saúde, que indica que não é recomendado abusar de produtos químicos para controle de escorpiões em ambientes urbanos, pois o escorpião é um animal extremamente resistente. O que os moradores podem fazer é adotar algumas medidas dentro de casa para que inviabilize o acesso e a permanência do escorpião, evitando o acúmulo de madeira, que pode dar umidade, além de pedras, tijolos, telhas, restos de material de construção, caixas de papelão, entre outros. É indicado ao morador vedar as frestas, observar o sifão das pias, fechar os ralos, vedar as portas com suporte de areia e manter o quintal limpo, o gramado baixo, sem mato alto, além de não acumular lixo. São dicas simples e que todo mundo pode adotar para tentar combater a presença destes animais”, conclui.


Moradoras encontraram escorpiões em casas na Vila Ribeiro e na Vila Glória em Assis


Orientação é não abusar de produtos químicos, pois o animal é bastante resistente


O morador que encontrar um escorpião em sua residência deve imediatamente entrar em contato com o Departamento de Controle de Endemias


Redação AssisCity/Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM