13 de Dezembro de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

UNESP Assis sedia Semana da Consciência Negra até 23 de novembro

O tema deste ano é "Pretas e Pretos Acadêmicos", com mesas, debates, exibição de filmes e outras atividades

De 19 a 23 de novembro, a UNESP de Assis sedia a XVIII Semana da Consciência Negra.
O tema deste ano é "Pretas e Pretos Acadêmicos” e, segundo a comissão organizadora, tem o objetivo de mostrar a comunidade negra que está no ambiente acadêmico, exercendo a função de pesquisadores em suas respectivas áreas.

"O percentual de pessoas negras ocupando e resistindo no âmbito acadêmico ainda é pequeno, mas precisamos exaltar as pequenas conquistas que o movimento negro tem conseguido. Pretas e Pretos Acadêmicos são resistência em uma sociedade racista que não aceita pessoas negras em ascensão. Pretas e Pretos Acadêmicos representam um resultado de uma luta que há séculos perpetua em nossa sociedade, representam os primeiros filhos e filhas, netas e netos, sobrinhas e sobrinhos na Universidade Pública. Pretas e Pretos Acadêmicos são corpos políticos em luta e resistência”, afirma.

A programação da Semana começa no dia 19 de novembro, segunda-feira, com a mesa de abertura sobre o tema Diálogo entre negritude e psicologia. A atividade será realizada na subsede do Centro Regional de Psicologia de Assis, localizado na Rua Osvaldo Cruz, 47, no Centro.

As demais atividades ocorrerão no campus da UNESP. Na terça-feira, 20, será exibido o documentário "Ôrí”, seguido de debate com a professora Lúcia Helena. Na quarta-feira, 21, a mesa discute a temática Corpos negros na arte e na educação: Empoderamento e visibilidade.

Na quinta-feira, 22, o tema abordado será Direitos Humanos dentro e fora do Brasil. Já na sexta-feira, 23, a mesa de encerramento irá debater a Representatividade e resistência negra na literatura.

Para obter certificado de participação, as inscrições podem ser feitas pelo site. Lembrando que toda a comunidade está convidada para participar das atividades, que são gratuitas. Para mais informações, acesse a página oficial do evento.

A UNESP Assis fica localizada na Avenida Dom Antônio, 2100, no Parque Universitário.


Semana da Consciência Negra será realizada de 19 a 23 de novembro em Assis


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM