13 de Dezembro de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

CRAS e CREAS de Tarumã realizam campanha de prevenção e enfrentamento da violência doméstica

Ação contou com participação de crianças, adolescentes e suas famílias

Nos meses de outubro e novembro de 2018, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Tarumã realizam uma campanha de prevenção e enfrentamento da violência doméstica, com crianças e adolescentes – e suas famílias – das escolas municipais e estaduais da cidade.

Sob diversas formas e intensidades, a violência doméstica e familiar é recorrente e presente no mundo todo, inclusive em Tarumã, motivando crimes e graves violações de Direitos Humanos. Apesar dos dados alarmantes, muitas vezes, essa gravidade não é devidamente reconhecida, graças a mecanismos históricos e culturais que geram e mantém desigualdades entre homens e mulheres ou minorias, alimentando um pacto de silêncio e conivência com estes crimes.

"A melhor maneira de combater ou de evitar a ocorrência de violências é fortalecer as pessoas através da prevenção, é munir a população com informações para que aprendam a identificar os tipos de violências, para que conheçam os canais de denúncia e também a rede de apoio existente em nosso município”, falou Carolina Guedes Hartmann, Secretária da Assistência Social de Tarumã.

A violência é um problema de toda a sociedade e não somente da vítima, por isso é de extrema importância que os órgãos façam campanhas de prevenção, como essa. "É comum pensarmos que existe violência só quando deixa marcas físicas, porém nem sempre a consequência da violência afeta somente o corpo, existem outras formas de violências que também devemos estar atentos à negligência, violência psicológica, violação patrimonial, violência sexual, entre outras”, concluiu Carolina.

A campanha é feita por meio de encontros com os alunos e suas famílias, afim de levar informações importantes, com o intuito de que se empoderem e façam desse canal de comunicação uma arma no combate a violência doméstica.

Além disso, os profissionais destes dois órgãos atual diariamente nas unidades realizando atendimento e orientações à população. O CRAS fica situado na Rua Pará, 143 - Vila dos Estados e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, telefone (18) 3373-4500 ramal 9566. O CREAS fica situado na Avenida Tarumã, 1664 - Vila dos Lagos e também atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, telefone (18) 3373-4504.


Equipe do CRAS e do CREAS de Tarumã


Ação contou com participação de crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais da cidade


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM