13 de Dezembro de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Hemonúcleo de Assis comemora Dia Nacional do Doador de Sangue

Data é celebrada em todo o país no dia 25 de novembro

Na manhã desta segunda-feira, 26, a equipe do Hemonúcleo de Assis realizou um café da manhã especial em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. Uma mesa farta foi oferecida àqueles que foram fazer sua doação, com

A data é celebrada em todo o país no dia 25 de novembro e busca chamar a atenção para a importância de ser um doador. Trata-se de um processo fácil, rápido, seguro, solidário e que salva muitas vidas.

As estatísticas apontam que são coletadas cerca de 3,7 milhões de bolsas de sangue por ano no Brasil, mas os números ainda são baixos em relação ao ideal. A falta do estoque de sangue em um hospital ou hemonúcleo pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos, ocasionando complicações e até mortes.

Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, já que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado, que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Requisitos para ser doador

Para doar sangue, é importante que o doador tenha uma boa saúde. Quando for feita a doação, é feito um processo de triagem, no qual são feitas indagações sobre o quadro de saúde, além de questionamentos sobre comportamentos e situações de risco. Todas as informações são sigilosas. Os testes a que os candidatos a doar sangue são submetidos são seguros.

Além de ser saudável, o doador, se for menor de idade, deve ter entre 16 e 17 anos, e estar acompanhado do pai ou responsável com um documento de identidade. A doação é permitida até os 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Além destes requisitos, o interessado em doar sangue deve ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não deve estar em jejum. Além disso, a ingestão de alimentos gordurosos nas últimas 3 horas não é recomendável.

Serviço

Se você deseja ajudar, o Hemonúcleo fica localizado no Hospital Regional de Assis (HRA), na Praça Dr. Symphoronio, s/n°. Centro.

As doações podem ser feitas de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone para contato é (18) 3302-6000.

Confira as fotos:









Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM