19 de Dezembro de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Unesp de Assis realiza Congresso Internacional sobre educação

Evento ocorre de 28 a 30 de novembro

De 28 a 30 de novembro, a Faculdade de Ciências e Letras da UENSP de Assis realiza o I Congresso Internacional de Pesquisa e Práticas em Educação (CONIPPE).

O evento, que é promovido pelo Departamento de Educação em parceria com outras instituições e grupos de pesquisa coordenados por seus docentes, pretende ser um momento de consolidação dos eventos científicos, acadêmicos e de extensão que foram e são desenvolvidos pelo Departamento e de seus docentes ao longo de um período bastante considerado de sua história e de suas atuações.

Com a temática intitulada "Pensamento Latinoamericano e Educação: por uma ética situada”, o propósito do Congresso é promover debates a partir dos mais variados enfoques, com objetivo de compreender e refletir sobre os elementos constitutivos do ethos, isto é, da maneira de ser, de estar, de pensar, de agir, de educar, etc., que foram e que estão sendo produzidos na América Latina.

Segundo o professor e coordenador do Congresso, Alonso Bezerra de Carvalho, o evento é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica e os profissionais da educação possam conhecer, apresentar e debater as propostas e as ideias que são objetos das pesquisas educacionais na atualidade.

"Muitos dos problemas e desafios que encontramos na escola podem ser melhor redimensionados a partir de uma visão ‘de dentro’, isto é, de um olhar atento aos componentes históricos que nos compõe como povo latinoamericano e, assim, transformar o processo de formação de professores, as nossas práticas pedagógicas, as nossas políticas educacionais, dentre outros aspectos que possamos considerar”, destaca Alonso.

Para tanto, salienta o professor Alonso, é sempre importante reunir profissionais e pesquisadores da área da Educação e, assim, propiciar uma reflexão conjunta sobre os problemas, necessidades e desafios que envolvem a educação a partir de um lugar situado, a América Latina, compartilhando conhecimentos e experiências.

Os interessados em se inscrever no Congresso ou obterem mais informações sobre a programação, podem acessar a página oficial do evento.



Divulgação
+ VEJA TAMBÉM