19 de Janeiro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Irmã pede doações de sangue para assisense realizar cirurgia

Eliane Cristina dos Santos Vicente precisa de sangue O negativo

A assisense Eliane Cristina dos Santos Vicente está precisando de doações de sangue para realizar uma cirurgia. A irmã dela, Rejane Viana, conta que a paciente estava internada aguardando a realização de uma histerectomia para a retirada de alguns miomas.

"Nós pedimos a colaboração de familiares e amigos para conseguir as doações para a Eliane. A dificuldade é porque ela necessita do sangue O negativo, que é raro. Estamos fazendo mobilização em todas as redes sociais para conseguir o quanto antes, pois ela precisa fazer a cirurgia. Assim, os doadores conseguem ajudar minha irmã e também outras pessoas que precisam”, afirma Rejane.

Os interessados em doar poderão ser do tipo sanguíneo O negativo, mas também de outros tipos. Afinal, durante o período de férias, é comum que os estoques do Hemonúcleo abaixem e por isso toda doação é bem vinda. No caso da paciente, os doadores devem ser O negativo e informar o nome dela durante o atendimento.

Para doar, basta ir até o Hemonúcleo de Assis, apresentar documento com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, além de estar descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.

Os menores de idade necessitam de autorização dos responsáveis legais para a doação e os idosos precisam ter sido doadores antes dos 60 anos.

A orientação da equipe de atendimento é que o número de doadores seja em média de 10 a 15 por dia, ao longo de 8 a 10 dias, para que o sangue doado possa ser utilizado por mais tempo e ajude a salvar mais vidas. Isso porque o sangue tem data de vencimento e, se todos os doadores fizerem as doações no mesmo dia, o sangue também irá vencer na mesma data.

As doações podem ser feitas das 7h às 12h, no Hemonúcleo de Assis, localizado no Hospital Regional. Para mais informações, o telefone de contato é (18) 3302-6025.


Eliane Cristina dos Santos Vicente precisa de doações de sangue


Hemonúcleo de Assis atende doadores das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM