26 de Março de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Curso da FEMA obtém 3 estrelas no Guia do Estudante

Publicação da Editora Abril, com um ranking das Melhores Universidades, é referência na avaliação de instituições de Ensino Superior

A Licenciatura do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) conquistou três estrelas, no Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, que faz um ranking das melhores universidades de todo o Brasil.

O resultado é reflexo do intenso trabalho mantido pela graduação. "Estamos muito felizes com essa notícia. Isso mostra o comprometimento de todo nosso corpo docente, nossas pesquisas científicas e os trabalhos de TCC na formação de grandes profissionais”, comemora a coordenadora do curso, professora doutora Mary Leiva de Faria.

A publicação, produzida pela editora Abril há quase três décadas, é referência na avaliação de qualidade de instituições de ensino. Para determinar o resultado, os cursos de graduação são submetidos a uma rigorosa análise. Inicialmente, o coordenador preenche formulários online com informações do curso e os enviam ao Guia do Estudante. Uma comissão de mais de 8 mil pareceristas, formada por coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores é acionada e avalia os cursos com notas de 1 a 5.

Cada graduação recebe conceitos de, no mínimo, sete pareceristas – a menor e maior nota são descartadas. A quantidade de estrelas, dessa forma, é atribuída e os conceitos bom (três estrelas), muito bom (quatro) e excelente (cinco) são emitidos. O curso, para ser avaliado, deve preencher alguns pré-requisitos. "O corpo docente é detalhado, estruturas de laboratórios, atividades de extensão. Esses pontos importantes são levados em consideração pelos organizadores do Guia do Estudante”, explica a coordenadora Mary.

O curso de Química da FEMA existe desde 1999, com formação em Bacharelado e Licenciatura. Em consonância com a demanda local de usinas de açúcar e de álcool, a graduação rapidamente se popularizou em Assis e região.

A formação em Bacharelado é mais focada na indústria, já a Licenciatura, que conquistou as três estrelas do Guia, atua na qualificação de professores. Em 2017, o curso, inclusive, passou por atualizações, em sintonia com as recomendações do Conselho Estadual de Educação. A nova grade passa a funcionar no primeiro semestre de 2019.



Assessoria de Comunicação FEMA
+ VEJA TAMBÉM