Buscar no site

Página resgata memória de Assis pela fotografia e conquista mais de 15 mil seguidores

Marco foi comemorado pelos responsáveis Luiz Barros, André Guga e Kensho Kanashiro

Redação AssisCity/ Fotos: Memória Fotográfica Assisense

  • 17/01/19
  • 07:00
  • Atualizado há 274 semanas

As memórias são fragmentos de história que acompanham as pessoas ao longo de suas vidas. Mas como preservar um acervo tão rico também para as futuras gerações? A fotografia pode ser uma incrível maneira.

Pensando nisso, o historiador Luiz Barros criou em 2013 a página Memória Fotográfica Assisense. Juntamente com os amigos André Guga e Kensho Kanashiro, os três administram a página que recentemente chegou a 15 mil seguidores.

"Eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse projeto, pelo carinho, pelo empenho, dedicação, colaboração e comprometimento, sendo curtindo, comentando ou postando imagens, enriquecendo nossa página e ajudando a preservar a história e memória de Assis e também da região", afirma Luiz.

O principal objetivo da Memória Fotográfica Assisense é, como o próprio nome já diz, resgatar a história dos moradores de Assis desde os seus primórdios por meio de imagens, para possibilitar que as novas gerações conheçam o passado e possam aproveitar ainda mais o presente.

Diversas fotos, que são publicadas por alguns dos participantes do grupo, mostram como eram as ruas, os eventos e os assisenses que ocupavam esses espaços, mostrando também algumas tradições da cidade que ainda persistem e outras que não voltam mais. Nos registros é possível ver fotografias de carnavais, eventos esportivos, construções, bailes, formaturas e até anotações, como do caderninho de Nilce Bechara do 1º Eclético do Instituto de Educação Dr. Clybas Pinto Ferraz, em 1965.

Para quem ainda não conhece, pode conferir mais imagens na página Memória Fotográfica Assisense pelo link. Para participar, é preciso enviar a solicitação aos administradores e aguardar para viver esse grande resgate histórico sobre a cultura assisense.

Escola Artesanal de Assis. Campeões de Futebol de salão em 1970 - Arquivo de Expedito G. Santos

Festa de aniversário com Marita Anastacio, Cris Nobre, Lourdinha Nucci, Eliana Maria Oliveira Pereira Almeida e demais amigos; doutora Ana Barbosa com Ana Cristina Benozatti no colo - Arquivo de Vera Maria Barbosa Lourenço

Rua Angelo Bertoncini, em 13 de junho de 1950 - Arquivo de Luiz Barros

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais