19 de Abril de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Após campanha, criança de Tarumã passa por cirurgia para retirada do rim e segue tratamento

Mãe do pequeno Enzo Henrique Cordeiro Prado agradece a ajuda da comunidade

Em novembro de 2018, Renata Cordeiro da Silva fez um apelo nas redes sociais para conseguir ajuda para o tratamento do seu filho, o pequeno Enzo Henrique Cordeiro Prado.

A família mora em Tarumã e ficou surpresa ao receber o diagnóstico, que mostrava o diagnóstico de um tumor de Wilms maligno no rim com metástase no pulmão da criança, que tem apenas 1 ano e 8 meses. Enzo foi com os pais até Ribeirão Preto, onde passou por uma cirurgia chamada nefrectomia radical, na qual todo o rim direito foi retirado.

"A cirurgia foi de alto risco, mas felizmente foi um sucesso. No pós-operatório ele pegou uma infecção e quase morreu, mas agora está recuperado. Apesar da retirada do rim, ele continua com metástase nos dois pulmões e vai continuar a quimioterapia e a radioterapia por sete meses quimioterapia. Também é possível que ele faça uma cirurgia de tórax, mas esta ainda não está confirmada. Recebi ajuda de muitas pessoas, mas infelizmente o custo do dia a dia é muito caro”, afirma.

Após a ajuda da comunidade, amigos e familiares que contribuíram com ações solidárias para ajudar a família a se manter longe de casa, Renata fez questão de agradecer a ajuda de todos.

"Estamos indo uma vez por semana para Ribeirão, mas a partir de fevereiro ficaremos lá por conta da radioterapia, que é todo dia. Serão mais ou menos 2 meses e não consegui receber nem Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Faço questão de agradecer a ajuda de todos e dizer que estou desempregada. Por isso, estou fazendo progressiva nas casas das clientes para manter os gastos e juntar dinheiro para o mês que vem. Quem tiver interesse em fazer, pode entrar em contato e marcar, que vou atender em casa. Foi a maneira que eu encontrei de dar uma condição melhor pra ele nesse momento tão difícil”, conclui.

Caso alguém queira ajudar a família de alguma forma, o telefone de contato de Renata é (18) 99719-1903.


Enzo passou por cirurgia e em fevereiro começará mais uma etapa do tratamento


Redação AssisCity/ Foto: Cedida pela família
+ VEJA TAMBÉM