17 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Surgimento de escorpiões preocupa morador do Jardim Canadá em Assis

Segundo ele o bairro está infestado de escorpiões

Ricardo da Silva é morador da Rua Américo Brasiliense Bartolomei, no Jardim Canadá, e está preocupado com o grande número de escorpiões que estão aparecendo nas residências do bairro, em Assis.

Segundo ele, o local está infestado de escorpiões e, mesmo após contato com o Departamento de Vigilância Sanitária, nenhuma providência foi tomada.

"Minha casa nem quintal tem e mesmo assim aparecem escorpiões. O vizinho que acabou de se mudar, ainda no dia da mudança já achou um escorpião na casa dele. Vemos muitos lotes sujos e ninguém toma uma iniciativa”, considera.

Segundo Cícero da Mota, coordenador do Departamento de Endemias, os agentes do setor passaram por uma capacitação para a caça dos escorpiões no período noturno e que é feito um mapeamento das regiões onde há maior incidência, para serem priorizadas nos trabalhos de captura.

"Nossa equipe já está preparada e estamos aguardando a chegada dos equipamentos para iniciar o trabalho de captura noturno. Além disto estamos realizando a ação Assis Mais Limpa, que visa a retirada de inservíveis nos bairros. Neste trabalho retiramos esta semana um caminhão de materiais inservíveis na Vila Pacaembu e outros cinco caminhões no bairro Santa Clara. A retirada de entulhos e inservíveis é muito importante para controlar o aparecimento dos escorpiões, pois estes costumam se esconder em meio a estes materiais”, considera.

Mota orienta que, para a população evitar acidentes com escorpiões é importante manter seus quintais limpos e livre de baratas, já que este inseto é o alimento dos escorpiões e influenciam no seu aparecimento. Outra orientação é o cuidado na hora de calçar sapatos e vestir roupas.

"Os escorpiões não costumam atacar a população, mas quando se sentem ameaçados eles picam. Caso o morador encontre um destes animais, pode entrar em contato com o departamento através do telefone (18) 3302-5558, que temos um agente destinado apenas para fazer a retirada dos escorpiões”, conclui.


Segundo morador, escorpiões estão aparecendo com frequência no Jardim Canadá


Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM