16 de Junho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Clube do Fusca reúne apaixonados pelo modelo em Assis

Toda coleção de carros antigos começa com um fusca

A coleção de carros de Cido Guadhaim, integrante do Fusca Clube de Assis, começou como a de muitos colecionadores de carros antigos, com a aquisição de um fusca 1961, há 10 anos.

O carro todo original, recebeu apenas uma nova pintura e possui ainda seu manual original em nome de seu primeiro proprietário, Luiz Carneiro, que retirou o carro zero em Assis, no dia 26/11/1961.

"Eu sou o segundo dono, comprei o carro há 10 anos, este foi meu primeiro carro antigo. Quando jovem eu tinha um desse da mesma cor, e por isto, procurava por um carro igual. Depois deste tive a vontade de comprar outro carro antigo e saí em busca de um Ford 1929. Depois de um ano procurando encontrei o modelo que queria em Matão, ainda com seu primeiro dono, mas o carro precisava ser restaurado, mesmo assim comprei e três anos após, quando conclui a restauração enviei ao antigo proprietário fotos do carro reformado, porque ele só me vendeu o carro, pois me comprometi a reformar todo, ele ficou bastante feliz em ver o carro novo novamente”, lembra.

Cido conta que quando concluiu a reforma, decidiu comprar seu terceiro carro antigo, um Ford Coupé 1946, de Curitiba.

"Deste carro sou o terceiro dono, apesar do carro ainda ser muito novo ele precisou de algumas restaurações e ficou muito bom; então comprei meu quarto carro antigo, um Buick 1931, este carro não teve restauração e veio dos Estados Unidos, para um amigo também de Curitiba que resolveu vender o carro pra mim; foi uma bela aquisição, este carro ganhou o prêmio dos Anos 30 em Águas de Lindóia em 2016; o quinto carro foi um Cadilac 1927 também sem restauração, esse carro eu trouxe dos Estados Unidos em 2017, comprei em uma exposição em Hershey, talvez a maior loja do mundo; o carro chegou ao Brasil em 2018, e só precisou de um polimento e higienização e ganhou dois prêmios, um Anos 20 em Águas de Lindóia e outro em Araxá, para o qual fui convidado, como o primeiro carro sem restauração premiado pelo troféu Olg Pozzoli”, lembra.

Assim como Cido, muitos outros apaixonados por carros antigos, se uniram e formaram um grupo no dia oito de novembro de 2018, o Fusca Clube de Assis, que conta atualmente com 40 participantes.

O grupo promove encontros mensais, e no dia 20 de janeiro, quando é comemorado o Dia Nacional do Fusca, foi realizada uma exposição em Assis, com diversos modelos de fusca.

Anderson Biazon, presidente do Clube conta que a principio o grupo tratava apenas de conteúdos relacionados a carros antigos, mas que a paixão maior pelo fusca fez com que ele ganhasse o seu próprio clube.

"Todo ‘fusqueiro’ sempre conhece outros ‘fusqueiros’, assim como todo apaixonado por carros já teve um fusca, além disto toda coleção de carros antigos começa com um fusca; realizamos encontros uma vez por mês para discutir novidades a respeito de carros antigos, em especial dos fuscas, e estamos procurando um local para ser nossa sede, que será temática”, explica

Anderson, ressalta que mais além de tratar sobre carros, o grupo pretende também desenvolver ações sociais que beneficiem a comunidade local, participar de projetos já realizados por instituições como o Leilão da Apae, e de eventos da cidade, como desfile de aniversário do município.

"Mesmo com o pouco tempo que o clube tem, já estamos recebendo convites para participar de eventos em Assis e região, os interessados em participar do Clube podem entrar em contato pelos telefones (18) 981196587 e (18) 997649553, ou ainda pelo Instagram @fuscaclubeassis.

Os fundadores do Fusca Clube de Assis são: Anderson Biazon (presidente); Thainan Frazão (vice-presidente); Marcus Gil (diretoria) e; Bruno Pinas (diretoria).




Cido Guadhaim com o segundo carro de sua coleção um Ford 1929



O clube conta com 40 integrantes



São realizados encontros mensais para a troca de informações sobre os carros


No dia 20 de janeiro, Dia Nacional do Fusca, foi realizada a primeira exposição de Fuscas de Assis


Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM