13 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » BRASIL

5 ideias de como aumentar a segurança cibernética doméstica

Descubra como aumentar a segurança cibernética da sua casa

Precisando aumentar a segurança cibernética da sua casa? No mundo onde as tendências de segurança online mudam constantemente, é notável a corrida entre as empresas na proteção contra ameaças. Abordamos os principais recursos para garantir a segurança não apenas do computador, mas de toda rede doméstica. Aprenda como navegar em segurança com uma VPN para Android e outras dicas para usar a internet de forma protegida e eficaz.

Não se engane, sua rede doméstica nunca é pequena demais para estar invisível às ameaças cibernéticas. Veja a seguir algumas mudanças que poderão ajudá-lo contra os riscos de estar conectado à Internet.

1- Alterar senha e nome do usuário do administrador

A maioria das redes domésticas usam um Wi-Fi ou roteador de banda larga. Esses dispositivos incluem um servidor incorporado que permite que os usuários insiram o endereço de rede e suas informações de conta.

Tais ferramentas são protegidas com telas de login com nome de usuário e senha para que somente pessoas autorizadas possam fazer alterações administrativas na rede. Entretanto, os logins fornecidos pelos fabricantes de roteadores são simples e fáceis de serem detectados pelos hackers. Altere essas configurações imediatamente para garantir maior segurança durante sua navegação.

2- Atualize seu software regularmente e remova os serviços desnecessários.

Atualizar regularmente seu software é uma tarefa que o usuário pode adotar para melhorar a segurança cibernética de sua rede. As atualizações de software geralmente incluem correções de segurança para ameaças e vulnerabilidades recém descobertas.

Na maioria das vezes, aplicativos de software modernos promovem essa verificação automaticamente. Mas se as atualizações automáticas não estiverem disponíveis, considere a compra de um programa de software mais moderno que identifique e gerencie esses problemas.

Além disso, desabilite todos os serviços desnecessários para reduzir a superfície de ataque de sua rede e dispositivos, incluindo seu roteador.

3- Mantenha sua máquina limpa e desabilite a conexão automática

Uma das maneiras mais fáceis de proteger sua rede doméstica é mantendo os dispositivos limpos. Instale atualizações para aplicativos e sistemas operacionais assim que estiverem disponíveis. Isso impedirá que invasores explorem vulnerabilidades conhecidas.

Outra ação simples é desativar a conexão automática em redes de Wi-Fi abertas, isso expõe o computador a riscos de segurança. Embora não sejam normalmente habilitadas, a maioria dos computadores tem uma configuração disponível para tal. Evite permitir que essas conexões aconteçam automaticamente sem notificar o usuário.

Desligue a rede durante períodos prolongados de não utilização, isso dificulta que ameaças de fora invadam seus dispositivos.

4- Conheça os aplicativos de interesse

Conhecer, revisar e entender os detalhes de um aplicativo antes de fazer o download e instalá-lo é primordial para a sua segurança. O usuário deve verificar se o fornecedor ou criador do aplicativo é confiável.

Vários apps necessitam ter acesso à sua localização e informações pessoais dos usuários, o que pode expor seus dados com maior frequência. Exclua todos aqueles que não utiliza constantemente de seu dispositivo móvel. Além disso, atente-se ao que compartilha, limitando a quantidade de informações pessoais fornecidas como: nome completo, número de telefone, endereço, local de trabalho e dados confidenciais.

Desative os recursos de marcação geográfica que permitem que as pessoas on-line saibam onde você está ou esteve. Dê preferência em adicionar nas redes sociais apenas as pessoas que você conhece na vida real. Não se esqueça de definir suas preferências de privacidade para as configurações mais rígidas.

5- Execute antivírus e serviços de VPN para android, ios e outros dispositivos

Um aplicativo de antivírus de boa reputação é uma importante medida de proteção contra ameaças maliciosas na internet. Com este serviço é possível detectar, colocar em quarentena e remover automaticamente vários tipos de malwares, vírus, worms e ransomware.

A maioria dos antivírus são extremamente fáceis de instalar e usar. Ative as atualizações automáticas de definições de ameaças para garantir proteção máxima em seus dispositivos. Instale um firewall no limite da sua rede doméstica para se defender contra invasores externos. Bloqueie o tráfego mal-intencionado de entrar em sua rede doméstica e receba alertas sobre atividades potencialmente perigosas.

No entanto, a necessidade é de proteger não apenas seu computador ou notebook, mas toda a rede doméstica. Uma segunda alternativa é utilizar de serviços de VPN (Rede Privada Virtual) para Android e iOS. As VPNs são altamente recomendadas para esses dispositivos, permitindo que o usuário esteja ativo online através de uma conexão segura.

Esse serviço permite que você envie e receba dados pela Internet como se estivesse conectado diretamente a uma rede privada. Além disso, contornam a censura online em países que restringem o acesso a uma parte da Internet.

Uma VPN para Android ou iPhone permite o envio de informações confidenciais com tranquilidade, as informações bancárias, por exemplo, podem ser disponibilizadas por meio de uma conexão criptografada. Isso é muito importante se você se conectar a redes públicas.

Divulgação
+ VEJA TAMBÉM