Buscar no site

Walter Ihoshi assume a presidência da Junta Comercial do Estado de São Paulo

Autarquia do Governo do Estado responde por 40% da abertura de empresas do Brasil

Assessoria / Foto: Arquivo

  • 18/02/19
  • 10:00
  • Atualizado há 269 semanas

Deputado federal por três mandatos, Walter Ihoshi, liderança do PSD, acaba de ser nomeado pelo governador João Dória (PSDB), presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Jucesp. Autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Emprego - pasta criada pelo governo João Dória incorporando as secretarias de Empregos e Relações e Desenvolvimento Econômico e conduzida pela secretária estadual Patrícia Ellen da Silva - é responsável pela abertura de empresas, desde as micros e MEIs, até as grandes empresas, incluindo as companhias de capitais abertos, as SAs.

"É com honra e determinação em cooperar para o crescimento do Estado de São Paulo que assumimos esta missão, tendo neste primeiro momento a meta de implantarmos a modernização na Jucesp. Modernização, aliás, é o objetivo prioritário do governador Dória, que está trazendo a inovação e a modernidade para a gestão pública estadual", disse o presidente da Jucesp.

Embora todos os Estados brasileiros possuam Juntas Comerciais, a de São Paulo desponta em números e atividades: é a que responde por 40% das aberturas de empresas de todo o Brasil. "Todo este volume de trabalho comprova a responsabilidade e o papel essencial que a Jucesp cumpre no desempenho econômico do Estado de São Paulo", contextualizou Ihoshi.

Dentro deste processo de modernização, além da digitalização para facilitar abertura e fechamento de empresas, a gestão de Ihoshi implantará o aperfeiçoamento das tarefas e adotará uma reengenharia que permitirá racionalizar o uso de papel. "Queremos proporcionar tempo de espera muito menor para a abertura de uma empresa. Tudo isso não depende apenas de nós, da Junta Comercial, mas também de outros órgãos, incluindo Receita Federal, Fazenda Estadual e as secretarias dos Municípios paulistas. Portanto, neste trabalho contaremos muito com a cooperação dos demais órgãos e do auxílio da tecnologia da informação", considerou. Outra sintonia importante apontada pelo novo presidente da Jucesp será a sua presença na pasta estadual que responde pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília), universidades e toda a tecnologia no Estado. "Estaremos trabalhando em prol de Marília, em todos os sentidos, e o complexo Famema pode continuar contando com a nossa dedicação. O mesmo afirmo sobre os próximos passos para a concretização do Parque Tecnológico de Marília", apontou Ihoshi.

Apoio ao empreendedorismo e sintonia com os órgãos responsáveis por licenciamentos, a exemplo da Cetesb, também constam nas metas de trabalho do novo presidente da Jucesp. Na próxima semana, dia 25, Walter Ihoshi cumprirá agenda com o governador Dória em evento sobre empreendedorismo programado para acontecer no Palácio dos Bandeirantes. "Trabalharemos lado a lado do governador Dória e sempre que o governador estiver na região ou em Marília, iremos acompanhá-lo. Queremos contribuir para que o empreendedor paulista não perca tempo, aliás nossos esforços serão todos para que os empreendedores, empresários e toda a classe produtiva não perca tempo com burocracia e papelada. Vamos otimizar todo este tempo para que São Paulo continue a crescer", concluiu Walter Ihoshi. A nomeação do novo presidente da Jucesp foi publicada na edição deste sábado do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais