Buscar no site

Os brasileiros na briga pelo título inglês

Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus ou Alisson, Fabinho e Firmino?

Divulgação

  • 06/03/19
  • 13:00
  • Atualizado há 267 semanas

Ederson, Danilo, Fernandinho e Gabriel Jesus ou Alisson, Fabinho e Firmino? A história da

briga pelo título da Premier League 2018/19 expressa a dicotomia entre o azul do Manchester City e o vermelho do Liverpool. O azul é a cor comum à qual se juntam o amarelo e verde da bandeira brasileira, pátria de jogadores que podem ser decisivos nessa briga. 

Quarteto "Citizen"

Ele deixou as categorias de base do São Paulo para rumar a Portugal e representar o Benfica,

emblema ao serviço do qual anos mais tarde se viria a notabilizar. Após passagem por Ribeirão e Rio Ave lá na "terrinha", Ederson se afirmou no time principal do Benfica, foi campeão e chamou a atenção de alguns dos maiores times da Europa, não só por seus reflexos no gol, mas também por conta do seu incrível pontapé que já fez estragos em Inglaterra. No Etihad desde o início da época 2017/18, é um dos indiscutíveis no esquema de Pep Guardiola.

Quem também deixou o Estado de São Paulo (o Santos, no caso) para iniciar sua aventura na Europa foi Danilo, lateral que fechou com um dos principais rivais do Benfica, o Porto, em 2011/12. Do time português saltaria para a vizinha Espanha para representar o Real Madrid por duas temporadas esportivas, antes de rumar a "Terras de Sua Majestade" para reforçar o contingente brasileiro do Manchester City, emblema ao serviço do qual já se sagrou campeão tal e qual como Ederson, Gabriel Jesus e Fernandinho.

Já Gabriel Jesus deixou São Paulo e o Palmeiras para chegar no "Velho Continente", mas aterrisou diretamente na Inglaterra para vestir a camisa do Manchester City, clube que

representa há duas temporadas e meia. Fernandinho, com uma passagem anterior de oito temporadas pelo Shakhtar Donetsk, é o mais experiente dos brasileiros que integram o elenco do City (33), está na Inglaterra desde a temporada 2013/14 e já conquistou a Premier League por duas vezes, ambicionando consegui-lo pela terceira nessa temporada.

Trio de Liverpool

O grupo de rapazes mais famoso da história da cidade de Liverpool se tratava de um quarteto, mas em Anfield são três os brasileiros que ambicionam fazer história e devolver o histórico inglês aos títulos nacionais. No gol, à semelhança do que acontece com o City, o Liverpool também conta com um "Canarinho", de nome Alisson Becker. Produto da base do Internacional e Porto Alegre, Alisson brilhou ao serviço da Roma por duas temporadas chegando inclusive às semis da Liga dos Campeões e se transferiria para o Liverpool no início desta temporada. Quem também chegou no início da temporada ao clube foi Fabinho, às ordens de Jurgen Klopp após ter deixado os franceses do Mônaco que representou por cinco temporadas.

O brasileiro que há mais tempo veste a camisa dos "Reds" é Roberto Firmino, também ele internacional pelo Brasil que abandonou o Hoffenheim no final da temporada 2014/15 para chegar em Anfield. Ao longo das últimas quatro temporadas, Firmino ganhou o respeito e admiração da torcida de Anfield, se tornando figura habitual com um dos ataques mais mortíferos da Premier League, caraterística do time que é sublinhada nos palpites de futebol hoje.

Manchester City e Liverpool não se enfrentarão mais em jogos da Premier League na atual

temporada. O encontro do primeiro turno, em Anfield, terminou sem gols, ao passo que no

Etihad venceu o City por 2-1, com Roberto Firmino a fazer o gol dos visitantes.

O brasileiro que há mais tempo veste a camisa dos "Reds" é Roberto Firmino

Receba nossas notícias em primeira mão!