23 de Abril de 2019
17º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Você acredita em mudanças no Congresso Nacional?

COLUNISTA - Elda Cecília Bolfarini Jabur

Você acredita em mudanças no Congresso Nacional?

Frases que nos fazem repensar:

"Não temos gestão eficiente e nem inovadora da coisa púbica”

"Precisamos de um governo eficiente”.

"As evidências científicas são essenciais para a compreensão dos problemas políticos”.

Por quem elas foram proferidas?

Por um jovem deputado federal, Felipe Rigoni. O que mais me chamou em sua caminhada foi a superação do grave problema enfrentado por ele. Desde os seis anos de idade, teve vários problemas de visão, até ficar totalmente cego aos dezesseis anos de idade. Reconhece como foi difícil entender, aceitar e romper o círculo de pensamentos negativos.

Seu pai, num determinado dia disse após vê-lo chorando disse: ”Felipe, você só tem um caminho.”

De início, ficou confuso, mas após refletir muito reconheceu que somente a educação possibilitaria a superação dos seus traumas.

Nasceu no norte do Espírito Santo , formou-se em Ouro Preto e foi para Oxford estudar políticas públicas. Tomou essa decisão após não se eleger como vereador. Achou que não estava preparado e deveria estudar mais.

Considero a educação como único meio de vencer na vida.

Percebi claramente a preocupação do jovem deputado federal com a educação como elemento de transformação. Fez também o curso de engenharia de produção, pois sempre foi muito bom em cálculos.

Com toda a bagagem adquirida achou que poderia mudar a vida das pessoas através da política.

Fundou juntamente com outros colegas o movimento "ACREDITA”.

Ele afirmou :”Na base das coisas, tudo tem o mesmo problema, a ineficiência do estado brasileiro”.

Sua atitude é corajosa e inovadora ao reconhecer que precisamos de políticas públicas eficientes. Ele vai lutar pelos deficientes, por uma economia mais aberta e educação de qualidade.

Ao encontrar com um funcionário nos corredores da Câmara, ouviu "aqui ninguém é bobo”. Bem, isso não é novidade. Com exceções, basta entrar para a política e ficar bem esperto, até mesmo sendo analfabeto.

Coisas que ele já destaca ou critica:

Existe muita estrutura para o deputado que quiser desenvolver um bom trabalho.

A quantidade de demandas é muito grande e isso pode prejudicar os trabalhos.

A polarização é o grande problema do C. Nacional. Existe uma oposição muito radical e isso atrasa os projetos a serem desenvolvidos.

Destaca muito a importância da educação e o seu atraso está colocando o futuro do país em jogo.

Vê os debates sobre a previdência como prejudiciais para a adoção de medidas eficazes, colocando a população brasileira em maior desigualdade.

Cita como exemplo de polarização a aposentadoria das patroas e deputados. Ambos se aposentam bem antes. Quanto aos políticos, sabemos que suas regalias são imensas.

Ele se defini como independente, de centro e liberal na economia.

Focará na melhoria da educação especial, capacitando os tutores das aulas e a estrutura física das escolas. Isso contribuirá para o desaparecimento da segregação.

Concluo com sua frase de destaque: "As evidências científicas contribuem para a utilização de dados concretos em todos os setores de nossa sociedade.

Particularmente, não podemos mais concordar com os erros cometidos pelas administrações públicas. É urgente colocar em prática todas as idéias desse já muito admirado deputado.


*Elda Cecília Bolfarini Jabur, colaboradora do site AssisCity

COLUNISTA - Elda Cecília Bolfarini Jabur
Elda Cecília Bolfarini Jabur
é professora de História formada peLa Unesp de Assis. Trabalhou no Sesi e no Estado até aposentar-se. Há muito tempo dedica-se a escrever para jornais, faz óleo sobre tela e pertence à Ordem Rosacruz - AMORC há mais de 30 anos. Reside na Cidade de Cândido Mota/SP.
+ VEJA TAMBÉM