21 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Armazenamento inadequado de materiais recicláveis causa preocupação para moradores de Assis

No Jardim 3 Américas, morador reclama que os materiais atraem insetos e animais peçonhentos às moradias próximas

Um morador do Jardim 3 Américas, que reside nas proximidades da escola João Luiz Galvão Ribeiro, reclama que há um terreno próximo à sua casa onde um grupo de catadores de recicláveis guardam os materiais que recolhem.

Porém, segundo ele, o grupo tem deixado muitos materiais espalhados na calçada, o que atrai insetos e animais peçonhentos às moradias.

O reclamante conta que o grupo já havia utilizado o espaço anteriormente e, quando saíram do terreno, não mais apareceram insetos nas casas. Porém, há cerca de dois meses, eles voltaram a utilizar o local e o problema reapareceu.

"Nós já pedimos para que eles recolham os materiais e que embalem de forma adequada, pois eles atraem muitos insetos e animais peçonhentos para as casas vizinhas. Outro problema é que as embalagens também acumulam água, oferecendo risco de dengue a todos os moradores. Infelizmente nenhuma providência foi tomada até o momento. Muito papel fica espalhado pela calçada, deixando também a rua muito suja. Nós ficamos próximos a uma escola e estes insetos oferecem risco às crianças”, ressalta o morador.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Nossack, explica que a Prefeitura doou um terreno para que os catadores que não integram a cooperativa possam guardar os materiais recolhidos, e que este local deve começar a ser usado em breve.

O secretário ressalta ainda que a Pasta mantém contato com todos os catadores individuais do município e que todos são orientados a manter os locais o mais limpo possível, bem como os materiais protegidos.

"Estamos aguardando apenas a instalação de energia no terreno que será utilizado, para que os catadores individuais possam começar a usar o local. Mas todos são orientados a deixar os materiais em área coberta, para evitar o acúmulo de água e a proliferação do mosquito Aedes aegypti e demais insetos, além de animais peçonhentos, pois é uma questão de saúde pública”, finaliza.


Morador afirma que materiais atraem insetos e animais peçonhentos para as casas próximas


Armazenamento inadequado também pode aumentar proliferação do mosquito Aedes


Redação AssisCity / Foto: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM