15 de Outubro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Inscrições abertas para grupo da linha de cuidados de sobrepeso e obesidade de Tarumã

Inscrições podem ser feitas até 26 de abril, sexta-feira

Estão abertas até sexta-feira, 26 de abril de 2019, as inscrições para o grupo da linha de cuidados de sobrepeso e obesidade, da Secretaria de Saúde de Tarumã. No total, são 15 encontros semanais, sempre às sextas-feiras, na Academia da Saúde. Durante os encontros, os participantes recebem cuidados de uma equipe multidisciplinar, com enfermeiro, fisioterapeuta, médico, nutricionista e educador físico.

O grupo teve início em agosto 2017 e abre novas vagas para 2019. Para participar, os interessados devem procurar um dos postos do Programa Saúde da Família (PSF) e fazer as inscrições, que serão encerradas no dia 26 de abril. Não há custo nenhum para participação e o único requisito para participação é que o paciente tenha Índice de Massa Muscular (IMC) acima de 30.

A enfermeira Edna Buzzo, uma das facilitadoras do grupo, orienta que as pessoas que desejarem ser submetidas à cirurgia bariátrica inscrevam-se para o grupo, pois ele é um dos requisitos para o encaminhamento para a cirurgia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%. No último levantamento oficial feito pelo IBGE entre 2008/2009, já era percebido o movimento crescente da obesidade.



Assessoria de Comunicação l Prefeitura Municipal de Tarumã
+ VEJA TAMBÉM