23 de Maio de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Grupos prioritários ainda não atingem meta de vacinação contra a gripe em Assis

Apenas 4,39% dos professores se vacinaram, mas a meta é atingir os 95%

Nesta segunda-feira, 29, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Assis divulgou o balanço parcial da vacinação contra a gripe dos grupos prioritários.

Segundo os dados divulgados, o grupo que mais se vacinou foi o das puérperas, com 57,24%. Outros grupos ainda estão com a porcentagem muito distante da meta, que é de 95%.

Os professores, por exemplo, somam apenas 4,39%, enquanto as crianças totalizam apenas 11,6% até agora.

A porcentagem de vacinação dos trabalhadores da saúde é de 18,6%, dos idosos alcança 20,46%, enquanto das gestantes é de 26,65%.

"Estamos fazendo a chamada de todos aqueles que compõem os grupos prioritários, para que se vacinem e compareçam às unidades de saúde neste sábado, 4, Dia D. As unidades estarão abertas das 8h às 17h, e os idosos, gestantes e crianças que receberem a vacina, participarão de sorteios de brindes”, afirma Nilsa Leite, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Assis.

A coordenadora reforça que podem se vacinar idosos acima 60 anos, crianças a partir dos seis meses até 6 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas privadas de liberdade, trabalhadores da área da Saúde, profissionais de escolas públicas e privadas, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e pessoas com doenças crônicas.

Para os casos de pessoas acamadas e que estejam no grupo prioritário, o responsável deve procurar sua Unidade de Saúde para que a Secretaria se programe para imunizar o paciente.

A vacinação é realizada em todas as Unidades de Saúde de Assis, sendo necessário que o usuário apresente a caderneta de vacinação para ser imunizado. Além da vacinação contra a gripe, agentes da saúde também farão a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adultos.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.


Dia D da vacinação contra a gripe será neste sábado, 4, em Assis


Redação AssisCity/ Foto: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM