Buscar no site

Síndrome Mão-Pé-Boca é diagnosticada em 10 crianças de creche em Assis

Casos foram registrados na EMEI Maria Adilecta Mello Ribeiro, no Jardim Bela Vista

Redação AssisCity/ Fotos: AssisCity

  • 15/05/19
  • 07:00
  • Atualizado há 254 semanas

Uma creche de Assis está com dez casos diagnosticados com a Síndrome Mão-Pé-Boca. A informação foi confirmada nesta terça-feira, 14, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (V.E) e também pela Secretaria Municipal da Educação.

Valéria Rodrigues dos Santos é mãe do pequeno Enzo, de 1 ano e 7 meses. Ela conta que desde sexta-feira, 10, o filho começou a apresentar os sintomas.

"Ele estuda na EMEI Maria Adilecta Mello Ribeiro, no Jardim Bela Vista, e percebemos os sintomas no final da semana passada. Ele fez os exames de sangue e fezes para confirmar o diagnóstico e desde então estamos fazendo o tratamento em casa. O médico orientou passar pomada nos locais das feridas e beber muita água", afirma.

A reportagem do AssisCity conversou com Nilsa Leite, que é coordenadora da V.E. Ela esclareceu que, até o momento, apenas essa creche apresentou casos.

"Por enquanto temos casos somente nesta creche. A escola que tiver algum caso deve informar a Unidade de Saúde mais próxima, para que visitas e orientações sejam realizadas. As mães também devem levar o filho doente ao médico e, se confirmar a doença, a criança terá atestado médico para permanecer fora da escola por sete dias, até que desapareçam os sintomas", explica.

Já a secretária municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo, os pais não precisam ficar alarmados.

"Até o momento, percebemos que se trata de uma situação pontual e que está sendo cuidada pela escola, juntamente com as mães e responsáveis. Temos uma parceria também com o Posto de Saúde do bairro, que está fornecendo todas as orientações necessárias para evitarmos o contágio. Por orientação médica, as crianças diagnosticadas devem ficar recolhidas, para que a doença não se espalhe, mas até o momento não é um caso de alarmar", salienta.

O médico pediatra Marcos Bastos atende em Assis e também esclarece quais são os principais sintomas da doença.

"A Síndrome Mão-Pé-Boca é causada pelo vírus Coxsackievirus A16. Ela é mais comum no período de aulas e pode se espalhar mais devido ao tempo seco e às rápidas mudanças climáticas. A doença é muito comum em crianças, geralmente com idade inferior a cinco anos. Os principais sintomas são feridas na cavidade bucal, além de erupções nas mãos e nos pés. Geralmente é auto limitada e benigna, mas pode levar à desidratação em alguns casos. Isso porque as lesões causam dor e fazem com que as crianças não consigam comer, nem ingerir líquidos", finaliza.

O pequeno Enzo está com a Síndrome Mão-Pé-Boca e realizando o tratamento em casa

Médico pediatra Dr. Marcos Bastos

Receba nossas notícias em primeira mão!