21 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Assis fecha parceria sustentável com Entrevias

Concessionária destinará materiais reutilizáveis à instituição, que desenvolve trabalho social com catadores da região

A Entrevias Concessionária de Rodovias firmou parceria com a Coocassis (Cooperativa de Catadores de Material Reciclado de Assis e Região) e vai destinar à cooperativa todo o material gerado por meio da coleta seletiva interna. Serão recolhidos materiais reutilizáveis em todas as unidades localizadas no trecho sul sob a sua concessão, de Marília até Florínea (divisa com o Paraná), o que inclui bases operacionais, como os oito SAUs (Serviço de Atendimento aos Usuários) e as quatro praças de pedágio.

A coleta seletiva e destinação à Coocassis será quinzenal e a previsão é que inicialmente sejam doados em média 100 quilos de resíduos recicláveis, principalmente plásticos e papel. Uma prestadora de serviços contratada pela Entrevias fará o transporte até a cooperativa, que desenvolve um trabalho social com 122 catadores filiados. Além dos benefícios diretos ao meio ambiente, o material doado vai contribuir para o aumento da renda familiar dos trabalhadores e manutenção das despesas fixas do local. A primeira coleta foi feita nesta quinta-feira, 16 de maio, e o resultado foi o montante de 60 quilos de recicláveis.

"Conseguiremos ampliar o nosso trabalho, gerar mais renda e oportunidades e ainda melhorar nosso orçamento com as despesas fixas”, diz a administradora da Coocassis, Célia Cristina Da Mata.

Para Valdir Ribeiro, coordenador de Gestão de Qualidade da Entrevias, a iniciativa reflete a preocupação da empresa com a responsabilidade ambiental e social. "A parceria será positiva por muitos aspectos. Possibilitará a coleta seletiva, o uso consciente de materiais do dia a dia e a destinação correta dos resíduos, além de incentivar ainda mais a participação dos colaboradores. Sobretudo, contribuirá com um trabalho essencial que ajuda muitas famílias a gerar renda”, destaca.

Além do trecho na região de Marília, a Entrevias já está ajustando a mesma iniciativa para a região de Ribeirão Preto. "Completaremos um ciclo sustentável e de iniciativas ambientalmente corretas”, completa Pietro Escobar Franco, especialista de sistema de Gestão Integrada e engenheiro químico da Concessionária.

Nesta sexta-feira, 17, é lembrado o Dia Internacional da Reciclagem, data instituída pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com estimativas recentes mostram que a geração de resíduos sólidos urbanos no Brasil está em torno de 160 mil toneladas diárias. Entre 30% e 40 % desse montante são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem, mas apenas 13% são de fato destinados à reciclagem.

Além da coleta seletiva interna, a Concessionária realiza a limpeza e conservação nas rodovias que administra, atendendo aos requisitos do Programa de Concessão do governo do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Divulgação - Assessoria Entrevias
+ VEJA TAMBÉM