15 de Dezembro de 2019
17º/30º
ENTRETENIMENTO » BLOG

O que é e como fazer Marketing Cross Channel

Utilizar esse método é planejar as suas campanhas tendo em mente todas as formas e canais de contato que a sua empresa tem disponível para o cliente

Na hora de elaborar uma campanha de Marketing Digital muitos pensam em utilizar isoladamente as redes sociais e criar um blog ou site. No entanto, a variedade de canais online – e até offline – é tanta, que manter o foco apenas em um é um erro.

Por conta disso é que o Marketing Cross Channel surge como uma maneira inteligente e planejada para você utilizar mais de um canal disponível, afinal, em uma época em que Youtube, Facebook, e-mail e blogs são importantes, por que não fazê-los andar de mãos dadas?

O Cross Channel, em bom português, significa "cruzar canais”. Utilizar esse método é planejar as suas campanhas tendo em mente todas as formas e canais de contato que a sua empresa tem disponível para o cliente, seja ele via website, e-mails, vídeos, enfim, todas alternativas de mídia.

Sendo assim, um exemplo de cross channel é fazer uma campanha de divulgação de um pet shop na Rede Display do Google apontando para o landing page onde o usuário pode concorrer a uma promoção na loja física.

Outro exemplo seria convidar o usuário a seguir o pet shop no Facebook e, em seguida, com os seus dados, elaborar uma campanha publicitária no Instagram para lhe mostrar um produto anti-pulgas. Por fim, o usuário clica no anúncio e assim efetua uma compra.

Tudo isso pode ser considerado como uma campanha de Marketing Cross Channel, pois há o "cruzamento” de vários canais em prol de uma única ação.

Como fazer uma campanha Cross Channel

Vale lembrar que para o Marketing Cross Channel ter o êxito que você espera, todos os canais utilizados devem estar preparados. Pense, por exemplo, se o blog não contar com uma boa hospedagem de site. É provável que ele fique lento diante de tantos acessos.

Uma maneira para contornar isso é utilizar uma hospedagem cloud que disponibiliza vários recursos importantes para o seu projeto web e escalabilidade para você ter crescimento sustentável.

Além disso, não dá para pensar em Marketing Cross Channel sem conhecer o perfil do seu público. Não importa se o seu negócio é um e-commerce, blog pessoal ou um salão de beleza. Conhecer bem o seu cliente é o passo inicial para saber quais canais você vai utilizar.

Afinal, "cruzar canais” não significa fazer bagunça. Cada mídia utilizada possui o seu propósito e saber como e quando utilizá-la é o que separa uma campanha bem feita de uma cheia de equívocos.

A necessidade da sua empresa é o que vai nortear o planejamento da sua campanha. Talvez a necessidade seja a conversão de leads, ou quem sabe a divulgação de uma promoção, ou talvez seja fortalecer a imagem da marca.

Vamos para um exemplo prático: você tem uma loja online voltada para o público geek, certo? O seu objetivo é divulgar o lançamento de um novo action figure.

Com o objetivo em mente e conhecendo bem os interesses e perfis do seu público de clientes, você vai ter condições para escolher quais canais serão utilizados nessa sua campanha.

As características dos canais existentes

Talvez seja comum as pessoas pensarem que multicanal e cross channel são sinônimos. Ledo engano, ainda que os dois envolvam a utilização de vários canais, o cross channel envolve o cruzamento dos canais, já o multicanal não.

Além disso, é importante conhecer as características básicas dos diversos canais existentes. Veja alguns dos mais utilizados e conhecidos.

E-mail Marketing

Se o seu objetivo é efetuar a conversão de leads, o e-mail marketing veio para salvar o seu dia. O e-mail marketing é personalizável, fala diretamente e individualmente com o seu cliente em potencial.

Porém, para ele ser eficiente, conte com uma ajudinha de algumas ferramentas feitas especialmente para o disparo das mensagens. O E-goi e o Mailchimp são algumas delas.

Redes Sociais

Não dá para deixar de lado o Facebook, Twitter, o Instagram e a sua turma. Hoje em dia mais de 90% da população fazem parte de uma ou até mais redes sociais.

Além disso, mais da metade dos usuários seguem marcas nas redes sociais, por isso uma campanha de Marketing Cross Chanel não pode dispensar esses canais.

Vídeos no Youtube

A tecnologia streaming e os dispositivos móveis possibilitam que boa parte do conteúdo na web seja acessado via smartphones e iPhones. Os vídeos captam com mais facilidade a atenção do consumidor e são versáteis para divulgar qualquer tipo de conteúdo.

Falando em estratégias cross channel, as plataformas de vídeos são ferramentas essenciais para complementar as estratégias e impulsionar a suas ações.

Blog

Em se tratando de espaço para gerar conteúdo, os blogs continuam firmes e fortes. Eles conseguem agregar o melhor de todas as mídias, tais como vídeos, textos, podcasts e fotos.

Lembre-se que para gerar conteúdo relevante e de qualidade para o seu público, é importante utilizar alguma ferramenta apta para avaliar as palavras-chaves das suas postagens. Uma delas é o Google Keyword Planner.

Conclusão

O Marketing Cross Channel é o reflexo do atual modelo de empreendedorismo, onde a tecnologia e as ferramentas web se mostram peças fundamentais para fisgar a atenção e o interesse do público.

Portanto, abrace as técnicas do Marketing Cross Channel no seu negócio, pois se um canal já é eficiente, a união deles é a jogada certa.

Divulgação
+ VEJA TAMBÉM