17 de Junho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Docentes da FEMA participam de workshop no Conselho Regional de Química

Duas professoras do curso de Química da FEMA participaram do evento, que aconteceu em São Paulo

Professoras do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, na sexta-feira, 26 de abril de 2019, da quarta edição do Workshop de Divulgação da Química com o tema central "Avanços da Química na Área da Saúde”. A participação das professoras no curso foi 100% subsidiada pela FEMA.

O workshop aconteceu em São Paulo e as professoras Silvia Maria Batista de Souza e Gilcelene Bruzon do Nascimento, ambas do curso de Química Industrial, tiveram suas viagens custeadas pela FEMA, que busca sempre investir na capacitação de seus professores.

Abrindo o evento, o professor da Universidade Federal do ABC, João Henrique Ghilardi Lago, abordou em sua palestra as etapas de extração de produtos naturais empregados no desenvolvimento de fármacos. Em seguida, o Químico e pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, Fábio Luiz Navarro Marques destacou os radioisótopos gerados a partir de elementos químicos e que se desintegram por emissão da radiação de partículas ou eletromagnética.

A terceira palestra ficou por conta de Ari José Scattone Ferreira, professor da Fundação Instituto de Ensino para Osasco (UNIFIEO) e membro da Comissão Técnica de Divulgação (CTDIV) que discursou sobre a evolução dirigida de proteínas, uma linha de pesquisa mantida pelos ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2018. Para finalizar o professor Erick Leite Bastos, do Instituto de Química da USP, falou sobre os estudos para analisar o uso de betalaínas presentes em fluorescentes e outros vegetais.

Ao final de cada bloco de palestras, todos participaram de rodadas de perguntas feitas pelos ouvintes. Segundo a professora Gilcelene, o curso foi muito interessante. "Foram apresentadas pesquisas aplicadas no tratamento e diagnóstico de doenças enfatizando a importância da Química e do profissional desta área”, enfatizou Gilcelene.


Professoras Silvia Maria Batista de Souza e Gilcelene Bruzon do Nascimento, ambas do curso de Química Industrial da FEMA, participaram do evento


Glauciana Nunes - Assessoria de Comunicação FEMA
+ VEJA TAMBÉM