17 de Setembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Banca da Catedral pode ser fechada devido à falta de acordo entre igreja e proprietário

Estabelecimento existe há mais de 40 anos no mesmo lugar, após autorização do bispo da época

Na manhã desta sexta-feira, 24, uma publicação feita nas redes sociais comoveu muitos amigos e clientes da Banca da Catedral, em Assis.

O estabelecimento, que foi fundado há mais de 40 anos pela senhora Isabel, está correndo o risco de fechar devido à falta de acordo entre a Igreja Catedral e os proprietários.

Marcelo Souza Paes é filho de dona Isabel e conta como tem se dado essa negociação.

"Essa briga começou no ano passado, quando o padre responsável pela igreja nos encaminhou um documento pedindo o aluguel no valor de R$1400. Nós sentamos com ele e com o advogado da Mitra, pontuando que não teríamos condições de arcar com esse custo, já que o comércio anda devagar e as revistas não vendem mais como antes. O retorno que tivemos na época foi que, se não pagássemos, iríamos ter que sair do espaço”, afirma.

A autorização para o funcionamento da Banca da Catedral se deu com a autorização do bispo da época, que cedeu o espaço em forma de empréstimo.

Após a reunião entre as partes envolvidas, a igreja recorreu à Justiça para buscar a reintegração de posse do espaço.

"Infelizmente nós perdemos nas duas primeiras instâncias, em Assis e também em São Paulo. Agora estamos recorrendo junto ao STF em Brasília para tentar reverter as decisões. Enviamos uma proposta de aluguel de R$800,00, que não foi aceita pelo padre. No documento da devolutiva, ele inclusive falou que nunca teve a intenção de locação e sempre quis que a gente desocupasse o espaço. Até hoje ele não justificou porque quer tirar a banca daqui, mas simplesmente disse que não queria e pronto”, salienta Marcelo.

O proprietário informou que não há um prazo para que o recurso seja avaliado, mas diz que se a reposta for negativa, a banca será fechada para sempre.

"Tudo agora depende da Justiça e estamos bastante aflitos, porque é um trabalho de 40 anos que será encerrado. Trabalhamos a vida toda a aqui e não teríamos condições de mudar a banca de lugar, já que perderíamos a clientela, de um movimento que já não é muito grande. A banca é a fonte de renda da nossa família e agora estamos aguardando o próximo passo dessa disputa. Felizmente temos muitos clientes nos apoiando, inclusive nas redes sociais, e estamos todos muito chateados pelo que está acontecendo”, finaliza.

A equipe do AssisCity solicitou uma nota de esclarecimento para a Diocese de Assis e para a Mitra, mas até o momento não obteve retorno. A reportagem se encontra à disposição das partes.


Banca da Catedral está há 40 anos no mesmo lugar e corre o risco de fechar após falta de acordo com a igreja


Proposta de aluguel encaminhada pelos proprietários


Retorno da Mitra informando que nunca houve interesse na locação do espaço


Redação AssisCity/ Foto: Arquivo
+ VEJA TAMBÉM