18 de Junho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Hospital Regional de Assis precisa de doações de leite humano

Mães em fase de amamentação, com leite excedente, podem doar para o banco de leite da unidade e contribuir para o desenvolvimento de bebês

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Assis precisa de doações de leite materno e convida as mães com leite excedente para doarem. Atualmente o banco está trabalhando com 40 litros de leite por mês, embora o ideal seja o dobro dessa quantidade.

O apelo especial é feito em meio às comemorações do Dia Internacional de Doação de Leite Humano, que vão até 31 de maio. A preocupação com o abastecimento é regular e ainda maior neste período de queda de temperaturas e férias escolares, quando historicamente as coletas diminuem. De todo modo, o ideal é que as doações sejam feitas o ano inteiro.

A doação de leite não apenas auxilia no atendimento de recém-nascidos, principalmente para os internados em unidades neonatais, onde em muitos casos as mães estão impossibilitadas de amamentar, mas também pode ser vantajosa para as mulheres, uma vez que evita o acúmulo de leite nas mamas e possíveis complicações.

A nutricionista responsável técnica do BLH de Assis, Laura Rita Ferreira Correa, explica que as mães interessadas em contribuir podem ligar para o Banco, nos telefones (18) 3302-6067 ou PABX (18)302-6000, para orientações iniciais. "Nesse primeiro contato ocorre uma entrevista, depois nós vamos à casa da pessoa, fazemos uma nova entrevista, orientamos como a coleta deve ser feita, disponibilizamos todo o material necessário e depois voltamos para recolher o leite congelado”, explica a especialista. Pessoas que morem na região também podem ligar para o BLH de Assis, que fará contato com uma equipe do município para realizar o mesmo procedimento.

O Banco de Leite Humano do HR de Assis está localizado na Praça Doutor Symphronio Alves dos Santos, s/n, no centro da cidade de Assis. Funciona diariamente, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 19h.

São Paulo é o estado com maior concentração de Bancos de Leite Humano, contando com cerca de 60 unidades. Teve ainda um aumento de 29,2% nas coletas de leite materno nos últimos 10 anos, indo de 40,8 mil litros em 2008 para 52,8 mil litros em 2018.


Mães interessadas em contribuir podem ligar para o Banco de Leite Humano (BLH) do HRA


Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM