21 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Alunos constroem maquetes de pontos conhecidos de Assis

As maquetes ficaram expostas na escola

A professora de geografia, Adaliza Meloni, da Escola Estadual Dona Carolina Francini Burali de Assis, desenvolveu junto aos alunos dos 6º anos A e B a atividade de construção de maquetes, com o objetivo dos alunos representarem lugares de Assis. A ação faz parte do Plano de Ação, da área de Ciências Humanas, da escola.

Segundo a professora, o conceito lugar, se constitui um dos conceitos estruturados da Geografia, é retomado e também são trabalhadas formas de representação espacial. "Desta maneira, a dinâmica das maquetes possibilitou que os alunos representassem espacialmente os lugares de Assis que tivessem importância para eles. Uma das orientações para a realização da construção das maquetes foi a de que os alunos deveriam utilizar materiais que tivessem em casa, com a finalidade de reaproveitar materiais que tivessem sido descartados”, explicou.

Adaliza ainda relata que a construção de maquetes enquanto metodologia de ensino possibilita que os alunos projetem o espaço vivido para o espaço representado, formem raciocínios geográficos e desenvolvam a consciência espacial, pois ao construir sua própria maquete, o aluno analisa a questão espacial do ambiente, a ordem lógica da organização e realiza um planejamento próprio, podendo de forma prática e concreta analisar o porquê de certas ordens e aplicar conceitos, que por vezes são subjetivos. "As maquetes construídas pelos alunos foram apresentadas primeiramente na sala de aula com o intuito dos mesmos explicarem as escolhas que os motivou a representarem aquele determinado lugar e quais foram as estratégias e materiais utilizados e depois em exposição para a escola toda”, concluiu.


Os alunos produziram maquetes de pontos da cidade que tem importância para eles


As maquetes foram construídas com materiais que os alunos já tinham em suas casas


Ecolago, Rua de Casa, Minha Casa e monumento de São Francisco


E.E. Dona Carolina Francini Burali


Cinema Piracaia, Concha Acústica e Rua de Casa de Aluno


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM