18 de Junho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Campanha contra a gripe abre vacinação para toda a população de Assis a partir desta segunda-feira

Grupos prioritários não atingiram a meta e pacientes também podem procurar os postos de vacinação

No dia 10 de abril deste ano teve início a vacinação contra a gripe em diversas cidades do Brasil, inclusive em Assis e região.

A campanha foi amplamente divulgada, mas infelizmente a meta de vacinação dos grupos prioritários não foi atingida, conforme balanço parcial divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Assis nesta quinta-feira, 30.

Segundo os dados divulgados, ao todo foram vacinadas 25.687 pessoas, sendo que a meta era atingir 39.537 vacinações.

Em porcentagens, o grupo que mais se preveniu contra a doença foi das puérperas, com 136,84% de cobertura vacinal; seguido pelos idosos, com 72,70% de cobertura, e pelos trabalhadores da saúde, com 72,34%.

As crianças até 6 anos de idade atingiram os 55,02%; as gestantes, 65,11%; os professores, 69,81%, enquanto os pacientes com alguma comorbidade representam 57,63% da cobertura. Todos esses dados representam 64,97% do total, enquanto a meta era imunizar 90% das pessoas de cada grupo estabelecido.

Por conta disso, a Vigilância Epidemiológica de Assis informa à população que os grupos prioritários ainda podem procurar os postos de vacinação nesta próxima semana, assim como a população em geral, que agora também poderá se prevenir.

Basta comparecer às Unidades de Saúde com a carteira de vacinação.

O Ministério da Saúde pede o engajamento de estados e municípios para vacinar ao todo 59,5 milhões de brasileiros. Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, que neste ano disponibilizou 64 milhões de doses ao Ministério da Saúde para a realização da campanha em todo o Brasil.

Redação AssisCity/ Foto: Ilustração
+ VEJA TAMBÉM