24 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Excesso de ferro no sangue pode causar intoxicação, orienta hematologista Ayman Samaan, da Clínica Renascer

A hematologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo da fisiologia e patologia do sangue

A hematologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo da fisiologia e patologia do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos.

O médico hematologista, doutor Ayman Samaan, que atende na Clínica Renascer em Assis, explica que além das anemias, problemas de púrpuras são tratadas dentro da especialidade que também atende parte de oncologia, tratando leucemias e linfomas, que são tipos de câncer na área de hematologia.

"Além destas diversas outras patologias se manifestam no sangue, e devem ser tratadas por um especialista; a anemia por exemplo, é uma doença muito comum, e que pode ser de muitos tipos, não sendo apenas a deficiência de ferro no sangue, por isto é importante buscar por um especialista para que o diagnóstico seja correto e completo, e o tratamento eficaz”, ressalta.

O especialista lembra ainda que o excesso de ferro no sangue pode acarretar em intoxicação de ferro, o que causa diversos problemas à saúde.

"Muitas vezes o paciente apresenta anemia, e acredita que apenas a ingestão de ferro, seja por comprimidos ou aplicado à veia, resolverá o problema, e com o tempo não apresenta melhoras, muitas vezes até piora seu quadro clínico, pois o problema não foi tratado corretamente; o excesso de ferro pode ser causado pela ingestão indevida de ferro, dieta com alto consumo de alimentos ricos em ferro ou ainda por uma questão genética, os descendentes de europeus podem apresentar excesso de ferro”, considera.

O médico ressalta que o excesso de ferro no organismo é uma doença silenciosa que pode levar até a cirrose hepática, além de alterações em outros órgãos do organismos, pois o ferro vai se acumulando nos órgãos e apresenta sintomas, que muitas vezes podem ser confundidos com outros problemas de saúde.

"A solução para casos de excesso de ferro é mudança da dieta do paciente, e quando o problema não é solucionado com esta alteração é necessária a realização da sangria terapêutica, quando é retirada uma bolsa de sangue do paciente, para diminuir os níveis de ferro”, lembra.

O médico considera ainda que em breve a Clínica Renascer passará a oferecer o procedimento, que atualmente não está disponível em nenhum hospital ou clínica de Assis.

A Clínica Renascer está completamente preparada para atendimentos de hematologia e oncologia, e já realiza tratamentos nestas áreas.

A Clínica atende pelos convênios Bradesco, Med Service, Cassi, Amil, Cabesp, São Francisco, São Vicente, Nova America, Uniless e Uniplan, além do atendimento particular.

O doutor Ayman Samaan, considera que o atendimento oncológico que era realizado no Hospital Regional de Assis, apresentava ótimos resultados, e que aguarda o retorno do serviço completo, para que os pacientes tenham maior comodidade em seus tratamentos.

"Na Clínica Renascer temos o tratamento oncológico, tanto para pacientes particulares como para pacientes que possuem os planos de saúde atendidos, esperamos que outros planos firmem parceria conosco, para podermos atender a mais gente, o atendimento oncológico em Assis, é uma oportunidade para os pacientes que queiram se tratar na cidade, permaneçam aqui; queremos estender o atendimento a todos os planos disponíveis na cidade, não sabemos o motivo porque alguns planos como a Unimed não estão autorizando o tratamento na Clínica Renascer”, ressalta,

O médico lembra ainda que a Clínica Renascer é a única da cidade que tem equipe preparada para colher exame de mielograma que investiga a causa das anemias e biópsia de medula, e também a única que oferece exame de cintilografia que permite assinalar num tecido ou órgão interno a presença de um radiofármaco e acompanhar seu percurso.

Serviço
Clínica Renascer
Avenida Professor José Bolfarini, 396 – Jardim Morumbi - Assis
Telefone: (18) 3324-2518


O médico Ayman Samaan atende na clínica Renascer


Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM