21 de Agosto de 2019
17º/30º
ENTRETENIMENTO » COLUNISTAS

Assis: a cidade também tem suas maravilhas

COLUNISTA - Isabella Nucci

Não sou de me emocionar tão facilmente. Mas quando me deparo com o desespero de pessoas em estado terminal da mente, eu fico transtornada sim. Vi, pela internet é claro, até o jovem que, após tomar diazepam, se acorrentou pela segunda vez. Eu só reparo como esses indivíduos lidam com o sofrimento e concluo que a saída é inevitavelmente cruel demais. As grades dos vícios impedem qualquer ser humano de se envolver num grupo social, de ter ocupação na sociedade e manter a integridade por muito tempo. Como é o caso de Nilson Pavão, o vereador que daqui de Assis, se revelou usuário de cocaína e até meteu pauladas no próprio carro durante um surto.

Muitos pensam que essas pessoas são desvirtuosas ou não merecem ajuda. Pois algumas até escolhem este caminho. Mas difamá-las e tratá-las com falta de respeito, disparando preconceito, isso é feio demais. Mas voltando um pouco a fita, eu já havia conhecido Nilson Pavão. Acho que todos já o viram circular por essas ruas levando nas costas suprimentos, junto com seu cachorro no topo das caixas. Não é mesmo? Ele era peculiar daquele jeito. Até o ajudamos, eu e meu namorado, e o informamos sobre emprego. Até que do nada, o pobre homem da carrocinha se torna vereador da Câmara Municipal de Assis. Vejam que esplêndido! E realmente: ele poderia ser digno, mas infelizmente a vida não é gentil para com todos.

Ele acabou internado no Hospital Regional e teve alta numa sexta-feira. Vi alguns fazendo piada, tirando sarro e outros mais solidários... Não tenho nada contra ninguém. Mas se ódio é a única coisa que passa por sua mente, por favor, meça as palavras antes de dizê-las ou publicá-las na internet. O que anda acontecendo com o brasileiro todo cordial, complacente e cheio de amor um pelo outro? Eliminando a política deste contexto, sempre quando alguém é massacrado, as pessoas adoram cair em cima. Incrível, não? Por que não torcer pela sua vitória? Por que não tentar se colocar no lugar dela(e)? Não generalizo a nação, mas que boa parte da sociedade compactua com o terror psicológico e desumano, é fato.

Mudando o assunto: vi recentemente, como bem representa a foto, essa lata de lixo pregada num local de consultoria da cidade. Logo pensei: é mesmo! Falta lixo!Achei muito sensata a iniciativa do SIS nos fornecer essa brilhante ideia. Assis merece o melhor, pois vem crescendo de forma impactante, além de muitas árvores terem sido plantadas por uma comunidade que trabalha em prol do meio ambiente.

O prefeito José Fernandes, com certeza, pegou uma bucha nas mãos, mas parece que está dando conta. Aliás, os investimentos nos setores da saúde mental já foram atendidos, tanto que existem institutos especializados para atender os pacientes da rede pública e o 188, número de uma entidade específica para tratar/conversar com pessoas que precisam de ajuda imediata. Sem falar que as ruas estão menos esburacadas e 26 câmeras de segurança foram instaladas em pontos estratégicos.

Boa! Nem dá pra consertar tudo de uma só vez. Mas com o andar da carruagem, temos até muito mais opções para os fins de semana. Restaurantes novos, pizzaria(s) delivery e sorveterias foram inauguradas recentemente. A catedral deixou de ser espaço para arruaceiros e agora é palco de sarau de poemas. Os skatistas podem ter diversão o dia inteiro, já que várias pistas foram construídas. Ah! Não posso me esquecer do velho grande Parque Buracão, é claro - fora bem reformado e, numa das alas, é possível entrar num local propício de ervas medicinais.

Só espero que possamos ver o quão bela é nossa cidade e como poderíamos ser mais respeitosos. Afinal, ninguém é perfeito. Cada um passa por uma certa dificuldade, saiba você ou não. Só que há gente que espelha o próprio sofrimento na felicidade alheia, daí que eles começam a nos odiar. Sim, porque o que somos representa, a eles, o que abominam ou simplesmente não entendem... Vamos sim colaborar. 2019 já está quase na metade. É preciso, nem que seja numa cidade do interior, que haja pessoas do bem, pessoas que possamos confiar. É nóis!



Isabella Nucci - Jornalista: 0084311/SP
Isabella Nucci
Isabella Nucci 💫 Jornalista 0084311/SP
+ VEJA TAMBÉM