13 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Grupo Anjos de Plantão espanta o frio de pacientes com café gratuito na UPA de Assis

Voluntários servem café gratuitamente às segundas-feiras, a partir das 20h

O frio e o tempo seco são alguns fatores que influenciam muito na saúde das pessoas. Seja por problemas respiratórios ou outras doenças, o aumento no número de pacientes que procuram as unidades de saúde é grande.

Em Assis, um grupo de voluntários espanta o frio e a angústia dos enfermos distribuindo café e alimentos aos pacientes e acompanhantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Iniciado há pouco mais de dois anos, o grupo Anjos de Plantão se reúne nas noites de segunda-feira para aquecer muitos corações.

"Quantas vezes nós já não precisamos ir à UPA ou aos hospitais por conta de uma emergência e somos pegos de surpresa, sem tempo de pensarmos muito no que levar. Muitas pessoas não têm dinheiro ou condições de levar um alimento, tomar um café, e disso surgiu a ideia do grupo. A princípio pensamos em ajudar os moradores em situação de rua, mas felizmente essas pessoas recebem alguma assistência, inclusive por parte do município. Ai lembrei da UPA, já que tantos pacientes e acompanhantes passam por lá diariamente e poderiam ser ajudados”, afirma Rubens Carlos de Oliveira, mais conhecido como Rubinho, e que é um dos fundadores do Anjos de Plantão.

Após conseguir as autorizações necessárias, os voluntários iniciaram esta ação que é possível graças à sua generosidade e também de outras pessoas que contribuem com doações.

"Eu costumo dizer que o mais valioso que podemos oferecer é o nosso tempo e a nossa disposição em estar lá. A maioria dos rapazes do grupo é formada por aposentados, que de certa forma ocupam o seu tempo livre fazendo o bem ao próximo. Quem ganha mesmo somos nós, que podemos conversar com os pacientes, muitas vezes acalmar suas aflições e bater um papo. Nós não limitamos a distribuição, então se a pessoa quiser comer várias vezes, ela pode fazer isso com toda certeza. As crianças, principalmente, às vezes é o único alimento do dia e estamos lá, ajudando a tornar esse momento difícil um pouco mais agradável”, salienta.

O grupo é autônomo e não é vinculado com nenhuma igreja, órgão público ou entidade. Eles preparam os alimentos durante a tarde, contando também com a ajuda das esposas e da família.

"Nós servimos bolo, chá, café, cachorro quente, achocolatado e pão feito em casa. Contamos com algumas doações fixas e, o que falta, complementamos do nosso próprio bolso. Também estouramos pipoca e tudo está pronto a partir das 20h, quando vamos para a UPA. É uma delícia fazer esse trabalho e muito gratificante, porque damos risada, batemos um papo e assim vamos diminuindo a ansiedade dos pacientes e acompanhantes que estão lá”, frisa.

Além de Rubinho, o grupo Anjos de Plantão é formado por Manoel José de Souza, José Carlos Luchini, Sebastião Garcia Pires e José Maria de Oliveira. Caso alguém queira contribuir com doações ou também participar da ação, pode entrar em contato pelo telefone (18) 99605-3090.


Voluntários do grupo Anjos de Plantão


Voluntários espantam o frio ajudando o próximo


Café é servido gratuitamente para os pacientes e acompanhantes da UPA de Assis


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM