
Quando o assunto é a saúde bucal, inúmeros recursos estão disponíveis. O dentista Márcio T. de Espíndola que é especialista em implantodontia e ortodontia, concluirá em agosto especialidade em periodontia. E você já ouviu falar em periodontia?
Mesmo que o medo acompanhe o paciente ao dentista, todo mundo sabe que para manter os dentes e a gengiva saudável é necessário fazer visitas regulares ao consultório. E, claro, ter cuidados diários que vão além da escovação.
Mas quando tudo o que é feito não é suficiente, certos tratamentos entram em ação.
O que é periodontia?
De acordo com o dentista Márcio, a periodontia é o tratamento realizado para a cura de processos inflamatórios e infecciosos da gengiva, tecido que reveste o osso e que dá a sustentação aos dentes.
"A periodontia costuma ser indicada para aqueles que não fazem a higienização correta da boca. O fumo, a tensão, a baixa imunidade e hábitos alimentares equivocados também contribuem para a fragilização da gengiva. É assim que ela acaba sucumbindo às bactérias sendo necessário o tratamento periodontal”, afirma.

O problema: a periodontite
A periodontite, que muitos conhecem como piorréia, é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana que atinge 50% dos adultos.
O Dr. Márcio T. de Espíndola se preocupa com o grande percentual da doença oral, independente do grau apresentado (leve, média e alto).
Segundo Espíndola, em geral, o adulto que apresenta algum problema na gengiva pode ter passado pela gengivite, a inflamação gengival.
"A diferença entre gengivite e periodontite é que esta última se estende para os
tecidos de suporte dos dentes: o osso e o ligamento periodontal”, explica.
O dentista também enfatiza o quanto é fundamental fazer o tratamento.
"É muito importante fazer o tratamento. A periodontite é uma doença que, quando não tratada, pode ser grave a ponto de levar o paciente a perder os dentes. Isso ocorre em função da fragilidade óssea que ocorre na mandíbula (maxila). Inclusive, as grávidas também devem se atentar, pois esse é um dos fatores que mais provoca dor de dente durante a gravidez”, alerta.
Se você quer ter de volta um belo sorriso com quem vai realmente cuidar de você, conheça o Instituto de Reabilitação Oral e Implante. Para mais informações acesse a página do IROI e confira!
O Dr. Márcio T. de Espíndola atende junto à doutora Sabrina de Martini que tem especialização em prótese, ortodontia e estética, no Instituto de Reabilitação Oral e Implante (IROI).

Serviço:


