11 de Dezembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Projeto sobre Segurança do Trabalho da Unesp Assis está entre os dois melhores do país

O primeiro colocado do Prêmio Proteção Brasil 2019 será conhecido no dia 8 de agosto

O projeto de extensão da Unesp Assis "Oficinas de 'Design Thinking': Metodologia para gerar ideias inovadoras em processos de trabalho em unidades de saúde”, foi escolhido pela revista Proteção, com 32 anos de existência na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), como um dos dois melhores trabalhos do Brasil na categoria ‘Ações Institucionais voltadas à SST”.

O primeiro colocado do Prêmio Proteção Brasil 2019 será conhecido no dia 8 de agosto, durante o 2º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, que será realizado em São Paulo, na capital paulista.

O projeto de extensão premiado treinou profissionais de seis Secretarias de Saúde de municípios do Vale do Paranapanema, do estado de São Paulo, para desenvolverem propostas inovadoras para os processos de trabalho, como forma de melhorar o desempenho e reduzir o nível de stress laboral, que é fator de risco à saúde dos servidores. A atividade foi realizada em oito encontros mensais, de três horas, com a participação de 20 profissionais de diferentes funções da área de saúde das prefeituras.

A metodologia utilizada foi ‘Design Thinking’, por ser centrada no ser humano, com foco na identificação de oportunidades, na busca por novas soluções que podem levar a descobertas inesperadas, além de gerar inspirações para novas ações e serviços, criando novas ideias para serem incorporadas em um processo.

"Escolhemos essa abordagem por se trata de um método que propicia um processo de conhecimento, de exploração e de experimentação que exige uma forma diferente de pensar e de agir. Faz com que as pessoas tenham que assumir riscos e estarem dispostas a trabalhar com ambiguidade e incertezas. Ademais, favorece um ambiente de aprendizagem e de implementação, além de permitir a seleção de soluções que causem maior impacto em prol do atendimento das necessidades esperadas”, destacou a coordenadora do projeto, professora Maria Luiza Gava Schmidt, do Departamento de Psicologia Experimental e Trabalho da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus Assis/SP.

Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema

A aliada da Unesp na realização das oficinas de ‘Design Thinking’ foi a Escola de Governo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) que reúne 34 municípios.

"A parceria com a UNESP é um estimulo para nos mantermos atualizados. As ideias inovadoras e com baixo custo surgiram de forma coletiva, aos poucos os funcionários foram se envolvendo e sentiram-se protagonistas do processo de trabalho. Com apoio da Unesp, buscamos solucionar problemas de forma democrática e coletiva, visando promover uma saúde de qualidade para toda a população, em especial para as camadas sociais mais vulneráveis”, disse Eduardo Corrêa Sotana, prefeito de Maracaí e presidente do CIVAP.

"Os conhecimentos repassados pela Unesp nos ajudou muito na execução do nosso trabalho junto à Estratégia da Saúde da Família (ESF), onde fizemos o levantamento dos problemas e conseguimos executar algumas ações para diminuir o impacto deles junto à equipe. Com as novas práticas, percebemos uma melhora no comportamento da equipe que passou a trabalhar muito mais unida. Então, resolvemos aplicar, não somente na ESF, mas também em toda a Unidade Básica de Saúde (UBS). Hoje, realizamos, semanalmente, encontros com todos os profissionais da saúde para levantarmos as dificuldades do dia a dia e buscarmos juntos ideias para solucioná-las”, expressou Ailton Roque de Oliveira, chefe do Setor de Agendamento e Suporte de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de Florínea.

"Esse convênio com a Universidade foi extremamente importante, pois, conseguimos levar capacitação de qualidade aos gestores municipais, além de promover a integração entre a Unesp e a comunidade regional. A parceria com a Unesp também nos permitiu realizar eventos regionais, como um workshop e a oficina de ‘Design Thinking’, em 2018. Já este ano, estamos juntos na organização do "Desenvolve Vale”, um evento para a promoção de ações de Inovação Tecnológica”, declarou Ida Franzoso de Souza, diretora executiva do Consórcio.

Pró-Reitoria de Extensão

Graças ao apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade, o projeto conseguiu, no ano passado, recursos para aquisição de materiais e uma bolsa de Iniciação à Extensão para a ex-aluna Gabriela Batista, do curso de Psicologia. Para a estudante, foi uma oportunidade única de conhecer a metodologia. "Não apenas na teoria, mas também na prática, vivenciando as dificuldades e, principalmente, os resultados alcançados. O ‘Design Thinking’ permitiu que os participantes não apenas olhassem para os problemas de seu ambiente de trabalho, mas também pensassem fora da caixa para solucioná-los, propondo soluções simples, mas criativas e inovadoras. O projeto também me abriu as portas para o mercado de trabalho”.

Divulgação - Participantes na oficina de Design Thinking
Participantes na oficina de Design Thinking


Assessoria UNESP
+ VEJA TAMBÉM