21 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Assis sedia 1º Fórum Regional de Agroecologia e Produção Orgânica em 19 de agosto

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Secretaria ou pela internet

A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realiza no dia 19 de agosto o 1º Fórum Regional de Agroecologia e Produção Orgânica, com Feira de troca de sementes, saberes e sabores.

A Agroecologia é uma ciência que surgiu na década de 30 e incorpora um conjunto de conhecimentos ecológicos, sociais, culturais e políticos na construção de suas bases, almejando uma nova forma de abordar a agricultura, mais ecológica e sustentável.

São convidados para participar agricultores, estudantes, prestadores de serviços desta área, consumidores e a população em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), que fica localizada no Parque Buracão, na Rua Orozimbo Leão de Carvalho. Também é possível se inscrever pelo site.

O encontro será realizado na UNESP Assis e sua programação terá início às 7h30, com a recepção e um café caipira, enquanto às 8h será feito o credenciamento.

O encontro terá inicio às 8h30 e às 9h será realizada a Palestra Introdutória com o professor Marco Antonio Castanheira. Às 10h haverá conto de causos e experiências, além de rodada de perguntas com a participação de Maria Helena Ribeiro Ricca e José Luiz Ricca - Fazenda Ipê (Tarumã/SP), Sebastião Oliveira - Assentamento Boa Esperança (João Ramalho/SP), do engenheiro agrônomo João Rafael Bonino Bicudo e do biólogo Fernando Franco Amorim (Grupo Orgânicos - Avaré/SP).

No período da tarde, das 12h30 às 14h, será servido um almoço caipira, realizado pela Associação Quintal África. O prato individual custa R$20 e inclui arroz colorido, frango caipira, refogado de legumes orgânicos, macarrão e 6 opções de salada.

Às 14h ocorre a atividade sobre Hortas Urbanas, com Claudia Visoni; às 14h50, Agricultura Biodinâmica, com Oscar Gardiano; às 15h40, Café Caipira; às 16h10 Certificação e Transição Agroecológica, com Araci Kamiyama.

Encerrando o encontro, às 17h, será realizada a Feira de troca de sementes, saberes e sabores. Os participantes estão convidados a levar suas sementes.

O encontro é organizado com o apoio da Associação Quintal África, Unesp Assis, CIVAP, Instituto Florestal, Sindicato Rural de Assis e FEMA.

divulgação - Cartaz de divulgação do evento
Cartaz de divulgação do evento


Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM