21 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

SEBRAE-SP Aqui Assis e Prefeitura promovem projeto de Olericultura

Os participantes do projeto visitaram a 25ª edição da Hortitec, a mais importante feira de hortaliças, flores e frutas da América Latina

Uma parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE-SP Aqui Assis oferece a produtores da cidade um projeto de Olericultura.

A olericultura é a área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças. No Brasil, dez mil produtores cultivam hortaliças, como alface, tomate, cebola, pimentão, pepino, entre outras, em uma área total de 800 mil hectares, o que equivale a propriedades com média de 80 hectares.

Apesar de extremamente pulverizado entre pequenos produtores rurais, o setor movimenta R$ 17 bilhões anualmente. Por lidar com alimentos que vão diretamente para a mesa do consumidor, comprados em feiras e supermercados, os desafios do setor são imensos.

O projeto aborda questões como o registro de agroquímicos, a rastreabilidade, a logística para que as hortaliças cheguem rapidamente aos pontos de venda, mão de obra, sucessão familiar e a organização dos produtores.

O projeto tem como público beneficiado os produtores de olericultura do município e tem como objetivo, o desenvolvimento e capacitação de produtores rurais, buscando aperfeiçoamento e melhoria de seus trabalhos para que alcancem a redução de custos e aumento do lucro.

O curso é aplicado em seis encontros, sendo oficinas e palestras que envolvem temas sobre tendências setoriais, controle de dinheiro e custos para produção no campo, organização da produção e melhor gestão de área de plantio, tratos culturais e colheita, questões jurídicas pertinentes as atividades rurais, exposição e embalagem para vendas.

Além dos encontros, os produtores têm direito a consultoria realizada pelos consultores do Sebrae-SP, em atendimento individual. Esta ação realizada in loco permite ao consultor uma interação mais próxima com o cliente, colaborando para o aumento da qualidade percebida e no impacto nos negócios do cliente.

Os participantes do projeto também puderam visitar a 25ª edição da Hortitec, a mais importante feira de hortaliças, flores e frutas da América Latina que foi realizada no mês de junho na cidade de Holambra/SP, onde tiveram a oportunidade de conhecer soluções capazes de reduzir custos de produção, aumentar a produtividade e qualidade dos produtos, além das novidades tecnológicas do setor agrícola.

O projeto está em fase de finalização, e será aplicado um diagnóstico, que possibilita a identificação de necessidades, direcionando uma devolutiva consistente com soluções adequadas para o desenvolvimento do negócio.

divulgação - O curso é aplicado em seis encontros, sendo oficinas e palestras
O curso é aplicado em seis encontros, sendo oficinas e palestras


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM