21 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Criança de três anos fica internada e morre por meningite bacteriana em Marília

Criança não teve nome divulgado e apresentou quadro agudo da doença

Uma criança de três anos de idade morreu após apresentar um quadro agudo de meningite bacteriana em Marília. A criança, que não teve a identidade divulgada, estava internada no Hospital Materno Infantil (HMI), mas infelizmente não resistiu à doença. A morte foi confirmada nesta segunda-feira, 5 de agosto, mas a informação foi divulgada somente no final da semana.

Em 2018 foram notificadas seis mortes por meningite em Marília, segundo dados do Sinane, enquanto em 2017 foram cinco óbitos. Ao todo, 57 pessoas foram diagnosticadas com a doença no município em 2018, sendo 70 casos no ano anterior.

A meningite bacteriana também é chamada de meningite meningocócica e se caracteriza pela inflamação das meninges. A doença pode ser causada pelas bactérias Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae. Elas se encontram normalmente no meio ambiente e podem até viver no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa sem provocar qualquer dano.

Porém, estes organismos podem infectar o cérebro do paciente sem que se possa identificar a razão. Em outros casos, a infecção se dá por meio de uma ferida na cabeça, ou pode ser provocada, ainda, por uma anomalia do sistema imunológico.

O risco maior é para pessoas que apresentam infecção crônica do ouvido e do nariz, pneumonia e que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas. A doença também é mais comum em crianças de um mês a dois anos de idade e ocorre com mais frequência no inverno ou na primavera.

Os principais sintomas da meningite bacteriana costumam se manifestar rapidamente e podem incluir febre alta e calafrios, alterações do estado mental, náusea e vômitos, áreas roxas como machucados, erupções, pontos vermelhos, sensibilidade à luz (fotofobia), dor de cabeça forte e pescoço rígido (meningismo).

Divulgação - Criança de três anos fica internada e morre por meningite bacteriana em Marília
Criança de três anos fica internada e morre por meningite bacteriana em Marília


Redação AssisCity/ Fotos: Ilustrativa
+ VEJA TAMBÉM