17 de Agosto de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

1º Torneio de Bets de Assis reúne dezenas de jogadores na FICAR

O torneio tem o objetivo de resgatar o tradicional jogo

Foi realizado neste domingo, 11 de agosto, o 1º Torneio de Bets de Assis, no Parque de Exposições Jorge Alves de Oliveira, recinto da FICAR. O evento reuniu dezenas de duplas e interessados no esporte ao longo de todo o dia.

Cláudio Desiró, da comissão organizadora do torneio, explica que a intenção foi resgatar este tradicional jogo.

"O jogo do bets era muito comum antigamente. Nós ficávamos na rua jogando, porém com o passar do tempo as pessoas foram parando de jogar. Quando realizamos a 1ª Descida de Rolimã, muitos dos participantes acharam interessante que fizéssemos o resgate de outras brincadeiras antigas, então começamos pelo torneio de bets, mas em breve faremos também um torneio de queimada”, conta.

Cláudio ressalta que muitas das duplas que compareceram ao torneio não sabiam exatamente como era o jogo e foi necessário explicar as regras.

"Do pessoal com idade inferior a 30 anos, muitos não conheciam o jogo. Então reunimos todos os participantes e explicamos as regras, para depois começar as disputas das duplas e ir fazendo a classificação para o chaveamento do torneio. Dividimos os jogos em três categorias, até 12 anos, até 30 anos e categoria livre”, explica ainda.

Para que todos pudessem participar foram colocados limites para que as bolas não percorressem uma distância muito grande, o que dificultaria a participação de pessoas com mais idade.

"O pessoal veio em peso. Tinha muita gente para participar e muita gente que foi para ver os jogos. Tivemos duplas formadas por pais e filhos, mães e filhos, e achamos que o torneio foi muito bom”, considera.

Para se inscrever no torneio era necessário doar um quilo de alimento não perecível por integrante da dupla. As doações serão encaminhadas para a Secretaria de Assistência Social de Assis.

A moradora Luciene levou toda a família para participar do torneio.

"Meus filhos foram criados em fazenda e sempre participaram de brincadeiras ao ar livre, então trouxe eles para participar do torneio também. O evento foi uma ótima ideia para o resgate destes jogos que fizeram parte da nossa infância, todos deveriam aproveitar”, lembra Luciene.

Além da diversão, uma praça de alimentação foi montada no espaço. Os organizadores agradecem ao Helio Sussel, que doou todos os troféus e medalhas do torneio, e também à faculdade Anhaguera, que disponibilizou água para os participantes e auxiliou nas inscrições.

Confira a reportagem da TV AssisCity durante o torneio:



AssisCity - Dezenas de duplas participaram do torneio
Dezenas de duplas participaram do torneio


AssisCity - O torneio foi dividido em três categorias
O torneio foi dividido em três categorias


AssisCity - A ação pretende se tornar tradição em Assis
A ação pretende se tornar tradição em Assis


Redação AssisCity / Fotos: AssisCity
+ VEJA TAMBÉM