18 de Setembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Professora de Assis desenvolve projeto sobre Frida Kahlo e concorre a prêmio nacional

Projeto Viva La Vida foi realizado na EMEIF Professora Maria José Silva Valverde

A professora Lúcia Helena Castro Pereira Souza está concorrendo a um prêmio nacional após desenvolver um projeto sobre a artista mexicana Frida Kahlo na EMEI Professora Maria José Silva Valverde, em Assis.

Intitulado "Viva La Vida”, o projeto foi aplicado juntamente com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental e concorre nesta categoria do prêmio Arte na Escola Cidadã, que está em sua 20ª edição.

Frida é um grande expoente da história mundial e sua história de vida, além de suas obras, incitaram diversas temáticas que foram trabalhadas pela professora em sala de aula.

"Eu estava assistindo ao filme que retrata a história da artista e tive um insight de que o assunto seria muito interessante para desenvolver com os alunos. É uma história repleta de tragédias, mas de muito talento também, e por isso comecei a pesquisar como eu poderia abordar os temas para crianças de seis anos. Encontrei um vídeo, com uma narração voltada para os pequenos, e a partir disso conseguimos alinhar o contemporâneo com o passado”, afirma.

As três linhas centrais do projeto foram a questão do bullying, do respeito às diferenças e também da imunização, já que Frida Kahlo contraiu poliomielite aos seis anos de idade.

"Durante as atividades, nós trabalhamos a questão de que a Frida era chamada de ‘perna de pau’, por exemplo, por conta da doença dela. Ela também tinha uma aparência bastante marcante, mas que não condizia com o padrão da época, como bigode e sobrancelha grossa. A partir disso fomos trabalhando o bullying, como podemos respeitar o que há de diferente no outro e a importância de tomar a vacina, por exemplo, usando o Zé Gotinha para nossa realidade atual e brasileira”, salienta.

O projeto Viva La Vida rendeu tanto, que os alunos participaram de uma apresentação para toda a escola usando figurinos e demais itens de cena que foram feitos por eles mesmos durante as aulas.

"As crianças foram caracterizadas com os adereços e apresentamos a história da artista para toda a comunidade escolar. A Frida ficou tão popular, que na porta do banheiro feminino tem uma foto dela, para representar essa força feminina que ela tem. Agradeço muito o respaldo e o apoio que tive da diretora Rita Godinho, da coordenação e de todos os alunos e demais professores”, frisa.

O projeto da professora Lúcia Helena já passou por três etapas do prêmio e agora pode ser um dos finalistas. A divulgação será na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, e os grandes vencedores serão anunciados no dia 5 de setembro. Já no dia 27 de novembro haverá a cerimônia de premiação e a comunidade de Assis fica na torcida para que o Viva La Vida seja campeão.

Divulgação - Professora Lúcia Helena Castro Pereira Souza é responsável pelo projeto Viva La Vida
Professora Lúcia Helena Castro Pereira Souza é responsável pelo projeto Viva La Vida


Divulgação - Alunos puderam ter contato com a obra e a história da artista Frida Kahlo, na relação com o mundo atual
Alunos puderam ter contato com a obra e a história da artista Frida Kahlo, na relação com o mundo atual


Divulgação - Alunos foram caracterizados como a artista Frida Kahlo para apresentação na EMEI Professora Maria José Silva Valverde, em Assis
Alunos foram caracterizados como a artista Frida Kahlo para apresentação na EMEI Professora Maria José Silva Valverde, em Assis


Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM