18 de Setembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

ESPECIAL CONSUMO COLABORATIVO - Horta é mantida por financiamento coletivo em Assis

O Curihorta tem como fundamentos a horta ecológica e orgânica

O projeto de horta colaborativa "Curihorta” é desenvolvido em Assis por um grupo de agricultores e pessoas interessadas em seu financiamento. A proposta tem como base o conceito de Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA), que surgiu nos Estados Unidos na década de 1980 e recentemente começou a ser implementado no Brasil.

"Neste conceito reunimos pessoas que queiram consumir alimentos sabendo da sua procedência, desde como é feito o plantio e o cultivo de cada produto. Eles se juntam e financiam a horta, pagam os custos com ferramentas, insumos, salário, e dividem a produção. Quando há alguma dificuldade ou perda, esse custo também é dividido entre os financiadores”, explica Luiz Henrique Barchi Bertolucci, coordenador da Curihorta.

Segundo Luiz, a vantagem para os participantes é poder consumir alimentos de uma horta conhecida, sabendo como ele foi produzido e que, neste caso, tem como fundamentos a horta ecológica e orgânica.

"O financiador que se associa ao projeto Curihorta pode participar de todo o processo, que é bastante democrático. Eles ajudam a decidir o que será plantado e como será plantado, podendo ainda participarem do plantio, caso desejem”, ressalta.

Já a vantagem para o produtor é que ele fica amparado, sabendo que irá trabalhar e receber um salário. Além disso, ele fica protegido das perdas, da oscilação de preço e pode ter uma remuneração mais justa, além de condições de vida mais dignas.

"Estamos formando um grupo de consumidores financiadores, mas para participar é preciso ter consciência de que o sistema é democrático. Também ter ciência das dificuldades que podem surgir e de todos os benefícios que a horta coletiva pode oferecer, além de que para garantir a estabilidade e manter a produção segura é importante que o financiamento seja mantido”, considera.

Ainda segundo Luiz, o projeto Curihorta é uma espécie de laboratório e que tem experimentado muita coisa, atuando de forma focada na gestão e na estabilidade econômica do empreendimento.

"Além disso, o Curihorta promove estudos e maneiras de se organizar para oferecer o alimento, como planejamento do plantio, adubação e processos gerais, colaborando para o fortalecimento de hortas coletivas que também já existem”, finaliza.

Interessados em participar do projeto como financiadores podem entrar em contato com Luiz através do número (16) 98111-1593, pelo e-mail ou ainda através da página do projeto no Facebook.

Se você faz parte de alguma ação de consumo colaborativo, como coworking, caronas, aluguel de residências e compartilhamento de roupas, práticas de aluguel de brinquedos e hospedagem de animais de estimação nos envie uma mensagem pelo WhatsApp (18) 99800-4144.



Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM