15 de Novembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » SAÚDE

Por falta de repasse estadual, vacinação antirrábica continua sem previsão em Assis

Vigilância Sanitária aguarda comunicado oficial com a data para o recebimento das doses

A Secretaria de Saúde de Assis está sem data prevista para a realização da Campanha de Vacinação Antirrábica. Isso porque o Governo do Estado de São Paulo ainda não fez o repasse e por isso o município não tem as doses disponíveis.

A mesma situação ocorreu com a vacina Pentavalente, que faz parte do calendário vacinal da rede pública e está em falta, desta vez pela falta de repasse do Governo Federal .

Segundo o médico veterinário João Francisco Bertogna, coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, é aguardado um comunicado oficial com a data para o recebimento das doses da vacina.

"A campanha estava programada para ser realizada neste mês de agosto, como é o habitual, porém não recebemos a vacina e precisamos desmarcar. Pode ser que a vacina seja entregue em novembro, mas não há nada de oficial. Orientamos aqueles que têm animais e puderem, que procurem um veterinário para que os animais não ficarem sem a imunização”, considera.

Ainda de acordo com Bertogna, a recomendação é de que os animais recebam uma dose anual da vacina, mas a depender de quando a secretaria receber as doses, esse prazo poderá não ser cumprido.

"Como há casos de morcegos contaminados com raiva em Botucatu e suspeita de raiva em Ourinhos, não podemos abrir precedentes. A nossa preocupação é de que os animais estejam protegidos, pois se tiverem contato com um morcego com raiva, eles se contaminam, correndo o risco de transmitir para as pessoas da família”, finaliza.

Redação AssisCity
+ VEJA TAMBÉM