19 de Setembro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Vale Direto abre com palestra sobre potencial e desafios da soja em reforma de canaviais

Palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Dr. Denizart Bolonhesi

Modelo de negócio crescente no estado de São Paulo, as lavouras de soja onde é cultivada a cana chegam atualmente a 333 mil hectares. A opção gera receita adicional e incrementa a nutrição do solo; o assunto foi tema da palestra de abertura do Vale Direto Show 2019, que acontece nesta quarta e quinta, dias 11 e 12 de setembro, na sede da Ficar em Assis.

O engenheiro agrônomo Dr. Denizart Bolonhesi abriu o evento com a palestra "Potencial e Desafios da Soja em Reforma de Canaviais”.

"Temos que pensar no sistema e sair de uma agricultura de produto para ir para uma agricultura de processos. Essa relação é importante para a sinergia de todo o processo. Registramos em torno de 960 mil canaviais reformados no centro sul – dados 2018/19, com a cultura da soja, amendoim, adubos verdes, pousio. A chance desse número crescer é grande, é a resposta do apresentada pelo setor", comenta o palestrante.

Segundo ele, a soja é uma excelente opção para beneficiar a associação (cana-soja-cana), pois melhora a fertilidade do solo, acrescenta nutrientes, principalmente nitrogênio, além de aumentar o TCH da cana, controlar as plantas daninhas, também contribui no controle de pragas, e é compatível com o sistema meiose, dentre outros benefícios.

Para o presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, Jônadan Hsuan Mim Ma, que participa do evento, a programação do Vale Direto Show 2019 vem enriquecer o agronegócio na região, contruindo ainda mais com o desenvolvimento do Vale Paranapanema.

"A grande participação do público de Assis e de diversas cidades mostra que o produtor está atrás de informações para desenvolver uma verdadeira agricultura sustentável, produzindo mais e melhor e em harmonia com o meio ambiente”, destaca Hsuan.

O Vale Direto Show ocorre também nesta quinta-feira. Confira a programação no período da tarde:

13h - Rodada de Negócios/ Visita estades
14h - Palestra "Integração Lavoura-Pecuária”, Dr. Cristiano Magalhães Pariz
15h - Mesa Redonda
16h - Apresentação dos Resultados do "Rally da Colheita 2019, Luisa Pante Ribeiro
17h - Premiação Rally 2019
18h - Encerramento

Divulgação - Palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Dr. Denizart Bolonhesi
Palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Dr. Denizart Bolonhesi


Assessoria de Imprensa
+ VEJA TAMBÉM